Geral

Cão surfista tira onda no ES em aventura rumo à Califórnia

O filhote de 9 meses surfa e anda de skate desde os 3, tutorado pelo amigo e companheiro de vida Diego Araújo

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

As praias do Espírito Santo ganharam uma visita ilustre neste mês de julho. De pelo castanho, quatro patas e habilidade em cima da prancha, Toddy é um cão surfista fluminense que veio aproveitar as areias e águas capixabas até o dia 20. 

O filhote de 9 meses surfa e anda de skate desde os 3, tutorado pelo amigo e companheiro de vida Diego Araújo. A dupla tem um destino final: o World Dog Surfing Championships, Campeonato Mundial de Surfe para Cachorros, que acontece na Califórnia. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A competição acontece todos os anos no mês de agosto, mas Toddy e Diego não estão com pressa. 

A meta dos dois é curtir as praias do Brasil e de vários outros países entre os Estados Unidos até chegar à Califórnia, o que a dupla espera é chegar à Terra do Tio Sam em até três anos. Haja chão, melhor: areia, pela frente. 

"O Mundial rola todo ano em agosto, quando chegarmos vamos nos inscrever, mas devemos demorar uns três anos para chegar, porque vamos devagarinho parando de praia em praia treinando. Chegando lá, o Toddy vai estar na melhor forma física dele, cachorro aos três anos está grandão, parrudão", conta Diego, orgulhoso do parceiro de viagem. 

Durante a ainda jovem vida do border collie, a dupla já passou por dois estados e nove cidades. Para viajar, tutor e cão apostam no estilo: uma van que serve como motorhome. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Ali dentro há de tudo: geladeira, camas, tudo para deixar a viagem o mais confortável possível. Ela também é equipada com instrumentos de barbearia, uma vez que Diego, que é barbeiro, também precisa trabalhar durante o trajeto. O possante foi batizado de Barber Home e serve de ganha-pão e casa para os dois. 

Entre um corte de cabelo e outro, animal e tutor curtem a aventura de cortar o globo em quatro rodas. No Estado, a dupla já curtiu ondas na praia d'Ulé, em Guarapari. 

"Além de ir surfando, vamos fazendo aventuras, praticando outros esportes. O Toddy já andou de quadriciclo, jet ski, tem balão também para andar. A ideia é ir curtindo no meio do caminho, conta. 

Homenagem a um velho amigo 

Além da prancha, Toddy também surfa pelas calçadas e ciclovias em um skate. O talento como multiatleta foi herdado do irmão mais velho, o bulldogue inglês Jhonson, carinhosamente apelidado como "Gordão". 

A viagem de Diego teve início ao lado de Gordão, que foi diagnosticado com uma doença crônica nos rins e a expectativa de vida do cão era de um ano. A ideia era deixar os últimos 365 dias do bulldogue inesquecíveis, dando uma volta ao mundo. 

"Ele morreu no meio do caminho, fizemos seis estados e umas 30 cidades. Fomos de Florianópolis, cortando o litoral, até Salvador. Chegou em Salvador, ele teve um ataque cardíaco e infelizmente ele morreu, fiquei bem triste", relata o tutor. 
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A homenagem que a dupla prepara é lançar as cinzas do Gordão nas areias da praia da Califórnia durante a competição mundial. 

Toddy, é, inclusive, segundo Diego, um companheiro que entrou em sua vida após a partida de Gordão, como forma de ajudar a preencher o vazio deixado pelo companheiro. 

"Quando o Gordão morreu eu fiquei muito triste e estava bem desanimado, chorando muito. Pedi para Deus, disse que não queria ter cachorro tão cedo, mas que se me mandasse um border collie de três meses para adoção, era para ser meu, é um presente. Falei isso para o universo brincando, vi na internet, mesmo sabendo que seria muito difícil ter para adoção. Fui lá e adotar ele e comecei a treiná-lo", conta. 
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Sobre o trajeto até a Califórnia, o tutor não tem dúvidas do que esperar: aventuras, lembranças e muitas experiências ao lado do amigo. 

"Vai ser uma aventura de tirar o fôlego. Muitas praias, muitos países e muitos amigos que vamos fazer pelo caminho". 

Leia Também: Prefeitura de Vila Velha abre licitação para quiosques na Praia da Costa

Pontos moeda