Geral

Como transformar a faxina em um treino eficaz

Descubra como atividades domésticas podem substituir a academia e ajudar você a manter a forma

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Manter a casa limpa muitas vezes significa sacrificar a ida à academia. No entanto, atividades domésticas como faxina podem ser tão eficazes quanto um treino formal. 

A personal trainer certificada Stephanie Thomas, entrevistada pelo jornal The Washington Post, explica como você pode transformar suas tarefas diárias em exercícios produtivos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Atividades cotidianas como trocar os lençóis e carregar o aspirador de pó escadas acima queimam calorias e trabalham diversos músculos. Segundo Thomas, movimentos repetitivos durante a limpeza podem ser bastante exigentes fisicamente.

De acordo com o site Healthline, passar o aspirador por meia hora queima cerca de 80 calorias para uma pessoa de 80 quilos. Além disso, o movimento de empurrar e puxar o aspirador fortalece os músculos dos ombros, braços e core.

O conceito de Neat

Esse tipo de exercício não intencional é conhecido como termogênese de atividade sem exercício (Neat). 

LEIA TAMBÉM: “O perigo da cirurgia plástica é a pessoa extrapolar”, alerta o médico Ariosto Santos

Concebido por James A. Levin da Clínica Mayo, Neat refere-se às calorias gastas em atividades diárias como carregar malas pesadas ou correr atrás das crianças.

Jak Wawrzyniak, fundador da Intrinsic Athlete, destaca que, embora o exemplo mais comum de NEAT seja dar 10 mil passos por dia, outras formas de Neat também são eficazes para queimar calorias e manter a saúde. No entanto, ressalta a importância de alinhar a dieta aos objetivos de exercício.

Tornando a faxina mais eficaz

Para aumentar a eficácia da faxina como exercício, especialistas recomendam duas abordagens: adicionar exercícios de academia à rotina ou prestar mais atenção à forma como realiza as tarefas.

Duston Morris, professor de promoção da saúde e comportamento saudável, aconselha realizar 20 a 30 minutos de limpeza diária para aumentar a atividade física. 

Ele sugere variar as tarefas para um melhor equilíbrio muscular.

“Tente lavar roupa e tirar o pó em um dia, lavar os banheiros no outro e aspirar e varrer no outro”, disse ao The Washington Post.

Dicas para Queimar Mais Calorias Durante a Faxina

Tirando o pó

Inicie a faxina com uma boa limpeza do pó. Thomas recomenda incorporar agachamentos e afundos ao limpar prateleiras altas, transformando a tarefa em um exercício de corpo inteiro. Alterne as mãos para equilibrar o esforço muscular.

Banheiros

Limpar o banheiro envolve diversos grupos musculares devido às diferentes alturas e superfícies. Thomas sugere incluir elevações de panturrilha e agachamentos ao limpar espelhos e vidros, aumentando o trabalho das pernas.

Cozinha

Na cozinha, incorpore elevações de panturrilha, agachamentos e afundos. Faça flexões inclinadas contra as bancadas e agachamentos aéreos ao carregar e descarregar a máquina de lavar louça.

Lavanderia

Enquanto dobra roupas, adicione flexões inclinadas contra a cama ou sofá. Faça cinco flexões a cada cinco peças de roupa dobradas para intensificar o treino.

Pisos

Limpar o chão é um mini-treino por si só. Variar a posição das mãos no cabo da vassoura ou esfregão trabalha diferentes grupos musculares. Mover móveis grandes para limpar embaixo também intensifica o exercício.

LEIA TAMBÉM | Skincare: conheça os riscos de meninas cuidarem da pele por conta própria

Morris também recomenda mover móveis maiores para limpar embaixo deles, em vez de apenas ao redor. 

"Empurrar ou puxar uma mesa de centro exercita bíceps, tríceps, tórax, costas e core", afirma ele. 

Outros exemplos incluem levantar a ponta do sofá para varrer e sacudir os tapetes.

Existe ainda uma conexão menos evidente entre exercícios físicos e cuidados com o lar: a autoestima. Em ambos os casos, você estabelece uma meta e a alcança.

Os benefícios são cumulativos, explica Morris: "Ao realizar uma atividade física, você ganha mais confiança e aumenta sua autoestima".

*Com informações do The Washington Post

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal
Pontos moeda