Geral

Engenheiro da Volkswagen é preso por participar de escândalo de emissões nos EUA

Redação Folha Vitória

Detroit - Um engenheiro da Volkswagen que desempenhou um papel fundamental no escândalo de emissões da companhia foi condenado nesta sexta-feira a mais de três anos de prisão e a uma multa de US$ 200 mil, uma punição mais acentuada do que a solicitada pelos procuradores americanos.

James Robert Liang, de 63 anos, sabia que a montadora alemã estava trapaceando e trabalhou para encobrir a Volkswagen, disse o juiz do tribunal distrital dos Estados Unidos, Sean Cox, durante a audiência da sentença em Detroit. O juiz impôs uma pena de prisão de 40 meses.

"A conspiração perpetrou uma enorme e impressionante fraude contra o consumidor americano, que atacou e destruiu a própria base do nosso sistema econômico", disse Cox. Liang se recusou a comentar o assunto nesta sexta-feira. Os promotores solicitaram uma pena de prisão de 36 meses e uma multa de US$ 20 mil.

Os promotores disseram que Liang estava ciente e que a Volkswagen usava um software para "enganar" as regras de emissão dos EUA em cerca de 600 mil veículos a diesel. Fonte: Associated Press.