Geral

Cerco eletrônico será implantado em outros municípios da Grande Vitória até o fim do ano

A previsão é do Governo do Estado, que informou que, no momento, estão sendo desenvolvidos o termo de referência e o edital, que serão lançados em breve

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/PMV
Cerco Inteligente de Segurança está em funcionamento em Vitória desde abril do ano passado

Em funcionamento na capital Vitória há um ano e quatro meses, o Cerco Inteligente de Segurança, utilizado para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem a utilização de veículos, deverá ser ampliado para outros municípios da Região Metropolitana até o final do ano, segundo previsão do Governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado do Governo (SEG), no momento estão sendo desenvolvidos o termo de referência e o edital, que serão lançados em breve.

Enquanto o novo sistema não começa a funcionar, as prefeituras da Grande Vitória informam que já estão se mobilizando para viabilizar sua implantação. A Prefeitura de Vila Velha, por exemplo, informou que serão instaladas 18 câmeras em pontos estratégicos de entrada e saída do município.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social e Trânsito (Semdest) do município canela-verde, as câmeras serão instaladas na Terceira e Segunda Ponte, na Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes) e os acessos das rodovias do Sol e Leste-Oeste. A PMVV disse ainda que o município vem participando de conversas junto ao Governo do Estado para a implantação do cerco eletrônico.

A Prefeitura de Cariacica, por sua vez, informou que, pelo fato de ter sido escolhida a cidade da Região Sudeste para o projeto-piloto "Em Frente Brasil, de Combate à Criminalidade Violenta", apresentou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em maio deste ano, um projeto para implantação da Guarda Municipal e de sistema de inteligência para videomonitoramento na cidade.

A plataforma deste projeto, segundo a prefeitura, inclui cerco eletrônico e reconhecimento facial. Para isso, poderão ser utilizadas imagens das mais de 100 câmeras já instaladas na cidade, ligadas à Central de Videomonitoramento, como também às câmeras privadas que permitirem.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Cariacica, como o município receberá investimentos do Governo Federal para segurança e políticas correlatas, está garantido recurso para implantação do cerco eletrônico, o que permitirá ao Governo Estadual maior celeridade na implantação do sistema em toda a Região Metropolitana. Segundo a prefeitura, todo o trabalho junto ao Governo Federal é em parceria com o Governo Estadual, principal responsável pela segurança pública.

Já a Prefeitura da Serra informou que ainda aguarda a elaboração do projeto que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, para saber qual será a participação do município na implantação do cerco eletrônico.

A prefeitura informou também que atualmente conta com 160 câmeras, distribuídas em pontos estratégicos do município. Elas são utilizadas nos trabalhos preventivos de segurança pública contra roubos, ocorrências de tráfico e outros delitos. Ainda de acordo com a Prefeitura da Serra, agentes da Guarda Civil Municipal realizam diariamente patrulhas preventivas, nos horários e locais onde existem maiores incidências de furto e roubo.

Vitória

Em Vitória, o Cerco Inteligente de Segurança teve início no dia 20 de abril de 2018. O sistema é composto por 70 câmeras, distribuídas em 18 diferentes pontos da cidade, que são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.

>> Cerco Inteligente de Segurança recupera primeiro veículo roubado em Vitória

Os equipamentos possuem sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que os possibilita ler as placas e fotografar os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Os operadores, então, repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

Pontos moeda