Geral

Concurso de Café é cancelado em Venda Nova do Imigrante

Média geral de itens avaliados neste ano foi abaixo das notas anteriormente apuradas

Foto: Divulgação

O Concurso Municipal de Café de Qualidade teve a edição 2019 cancelada. Determinado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), o cancelamento é devido à redução na média das notas apuradas nas amostras inscritas.

Os cafés inscritos no concurso foram avaliados por especialistas e a decisão do cancelamento aconteceu após a avaliação dos itens, ao constatar que a média geral estava abaixo do que é obtido no evento. O secretário de Agricultura, Alexandre Fileti, afirma que a nota não foi uma falha dos produtores, já que as notas foram dadas em amostras diferentes.

“Não poderíamos seguir com um evento que premia a qualidade se a média na pontuação que mede essa qualidade ficou abaixo do que sabemos ter capacidade de obter”, explicou o secretário.

Em edições anteriores, os itens avaliados tiveram suas médias avaliadas em aproximadamente 90 pontos, enquanto, neste ano, as notas alcançaram os 80 pontos. “A queda na pontuação, possivelmente, ocorreu por causa da colheita antecipada, que não é recomendado neste caso, e também por questões climáticas que afetaram o Estado neste ano”, esclareceu Alexandre.

Apesar do cancelamento, a qualidade dos cafés de Venda Nova não é uma dúvida. “Lamentamos ter que tomar essa decisão, mas agradecemos muito cada inscrito e parceiros e esperamos fazer no próximo ano um grande concurso com cafés que realmente representem o potencial que nossos produtores têm e já provaram”, comentou o secretário.

Pontos moeda