Geral

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em comunidades de Guarapari

A ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), com base no Sistema Campo Limpo da Impev, recolherá o material em 17 comunidades do município.

Foto: divulgação/ Prefeitura de Guarapari

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) realizará uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em comunidades de Guarapari. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 26 de agosto, é uma comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo, promovido no último domingo (18) pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Ao todo, 17 localidades contarão com postos de devolução.

De acordo com a secretária da pasta, Thereza Cristina, o recolhimento dessas embalagens vazias já era realizado em outros anos, mas de forma menos abrangente. “Nós decidimos intensificar as ações. Serão três dias em que 17 localidades de Guarapari serão alcançadas”, declarou. A secretária de Meio Ambiente explicou que, em um primeiro momento, foram realizadas reuniões com os produtores, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da destinação correta das embalagens e da logística reversa de devolução de defensivos agrícolas.

Praça de Todos os Santos, Cabeça quebrada e Rio Claro são algumas das localidades onde o recolhimento será feito. De acordo com Thereza, a ação tem o objetivo de estimular não só os agricultores e profissionais da área, mas toda a população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. “É importante expandir a consciência das pessoas para uma efetiva mudança de atitude e mentalidade, sempre em nome do futuro do planeta e das futuras gerações”, declarou.

A secretária informou que, após o recolhimento, os materiais serão destinados para a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), que possui um galpão em Cachoeiro de Itapemirim. “O Brasil é uma referência mundial no direcionamento ambiental correto desse material, encaminhando 94% das embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Isso é fundamental, pois evita o descarte errado do plástico, além de evitar contaminação dos corpos hídricos”, enfatizou.

Confira os horários e locais onde as embalagens serão recolhidas:

Foto: divulgação/ Prefeitura de Guarapari

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda