CORONAVÍRUS

Geral

O Novo Normal: série especial vai mostrar as mudanças em diversos setores após a pandemia

A série poderá ser acompanhada na Rede Vitória, a partir da próxima segunda-feira

Foto: pexels

O mundo ainda enfrenta a pandemia do novo coronavírus. A covid-19 modificou radicalmente a rotina das pessoas, das cidades, de países inteiros. Aliás, o planeta parou. O novo vírus alterou — e continua alterando — as relações pessoais e profissionais durante meses. Agora, a sociedade começa a se preparar para o período pós-pandemia: o 'novo normal'. Trabalhos estão sendo desenvolvidos pelo poder público e por iniciativas privadas para que as pessoas possam se adaptar a uma nova forma de viver.

O assunto é o tema da nova série 'Cidades - O Novo Normal', que poderá ser acompanhada na Rede Vitória, a partir da próxima segunda-feira (03). A série, que vai estar disponível na TV, no Jornal da TV Vitória e Espírito Santo No Ar, na internet, através do jornal online Folha Vitória e na rádio, com entrevistas especiais às 15h30 na Pan News Vitória, traz uma abordagem sobre o novo normal na Saúde, Tecnologia, Mobilidade e nos espaços públicos, além de falar sobre as novas relações de consumo e convivência. 

Para o superintendente de conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, é preciso entender esse "novo normal" e compreender como se darão as relações daqui para frente. "Todos fomos impactados, obviamente. Uma mudança brusca, que provocou uma ruptura. Diante deste cenário que, inevitavelmente, se configura, é nosso papel mostrar o que está sendo feito, o que está sendo discutido em prol de uma melhor qualidade de vida", destacou.

O tema é novo, assim como a situação que vivemos em 2020, mas vem sendo discutido com frequência. No blog 'Livre Pensar', do Jornal Online Folha Vitória, vários autores já abordaram o assunto, fazendo uma análise do momento atual e apontando possíveis alternativas para uma nova forma de viver.

A psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, destacou, em seu artigo, o perfil do profissional que conseguirá sobreviver ao mercado de trabalho. Para ela, quem deseja continuar competitivo precisa "virar rapidamente a chave e sair da zona de lamentação e pessimismo, muito comuns em um cenário de incertezas como o que está sendo vivido". 

...o que pode ser um fator determinante, agora e no futuro, para a recuperação da crise, na verdade, é o capital humano com que a empresa conta. Ideias inovadoras surgem de pessoas e, por isso, é tão importante fazer contratações conscientes, de profissionais que possam agregar nos momentos mais difíceis. Não é ideal viver pensando em crise, mas é preciso estar preparado quando ela chegar.

Já o especialista em gestão de negócios e diretor da Sankhya-ES, Renato William, ressaltou que um novo mundo chegou e não há caminho de volta. Ele afirmou, em artigo, que "o planeta agora está dentro de casa e os bloqueios ainda existentes com a tecnologia tiveram que ser rompidos. Temos uma Era de Mudanças"

Embora estejamos numa corrida, não há motivos para desespero, pois o bom da tecnologia, que por um lado exige que os negócios se rendam a ela, é que ela também proporciona múltiplas possibilidades de adaptação, de acordo com o porte e atuação de cada empresa. Nem todos precisam seguir a mesma linha ou adotar as mesmas estratégias, mas todos certamente precisam ter um guia e um caminho traçado com base nas tendências apontadas para o futuro.

As reportagens ainda vão abordar o que está sendo organizado pelas iniciativas privadas e o poder público, para viver este novo momento. O legado que a pandemia do novo coronavírus vai deixar para a população será mostrada, em cobertura especial, na TV Vitória / Record TV, no Folha Vitória, na rádio Pan News, nas redes sociais e em formato de podcast.

Pontos moeda