Dino (divulgador de notícias)

Geral

Empresas familiares podem crescer com as mudanças causadas pela pandemia

Todas as empresas testemunharam mudanças dramáticas devido à COVID-19. A pandemia desencadeou desafios particularmente consideráveis para as empresas familiares

Foto: Divulgação/DINO

Embora a COVID-19 tenha devastado muitas organizações, as empresas familiares resistiram à pandemia e estão preparadas para liderar a recuperação pós-pandêmica. De acordo com  pesquisa da PwC 2021 Pesquisa Global de Empresas Familiares, 80% das empresas familiares, a forma mais comum de organização empresarial em qualquer economia do mundo, optaram pelo regime de teletrabalho e 25% reorganizaram a produção para atender a demanda relacionada com a pandemia.

Apenas um terço das empresas familiares tiveram de reduzir os dividendos, e 20% necessitaram de acesso a capital adicional, conforme relatado pela PwC. Tal resiliência amplia também as perspectivas positivas para o futuro, já que 80% das empresas familiares planejam diversificar ou expandir-se para novos produtos ou mercados, e 86% acreditam que voltarão às taxas de crescimento pré-pandêmicas até ao final de 2022.

Rhys Li, o fundador da OneSMRA, comentou a forma como as empresas familiares se mostraram robustas e adaptáveis diante da pandemia: "A COVID-19 ensinou às empresas familiares muitas lições sobre preparação, agilidade e adaptação. Isso é o que chamamos de resiliência empresarial! À medida que a globalização e a transformação digital desestabilizam os negócios, a forma como as empresas familiares mantêm ou agarram um objetivo pode fazer a verdadeira diferença".

Transformação da empresa familiar tornou-se uma questão importante

Pesquisas mostram que apenas 30% das empresas familiares fazem a transição para a segunda geração. A principal razão para isto é o descompasso entre as metas, objetivos e necessidades da empresa e as expectativas dos membros da família. Segundo a pesquisa da PwC, se as empresas familiares querem crescer com os ventos de mudança causados pela pandemia, elas devem tomar medidas para uma verdadeira mudança de mentalidade em suas empresas.

"Usando o background multicultural e vasta experiência nos setores de finanças, produtos de consumo, tecnologia, telecomunicações e energia e agregando know-how para ajudar pequenas organizações a se destacarem para o próximo nível, especialmente empresas familiares. Acredito que os coaches ajudam empresas e indivíduos a encontrar ou sustentar um propósito, melhorar processos, implementar sistemas estratégicos e aumentar a eficiência enquanto reduz riscos", disse o Coach em Gestão de Riscos e fundador da OneSMRA, Rhys Li.

Pontos moeda