Geral

Encontro das Pretas inspira e debate inclusão e afroempreendedorismo

Evento com a temática “Futures” discutiu o futuro da pessoa negra no Espírito Santo e celebrou o protagonismo negro e periférico no Shopping Vitória

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ André Dantas

A nona edição do Encontro das Pretas recebeu mais de três mil visitantes no sábado (26) e domingo (27), e ofereceu ao público 15 horas de programações culturais e musicais, além de 7 horas de palestras e mesas redondas, inspirando, conectando e debatendo inclusão e afroempreendedorismo. 

Mesmo sob chuva intensa durante o final de semana, as condições climáticas não desanimaram os mais de 50 afroempreendedores que ofereceram aos visitantes produtos, serviços e experiências autorais e originais dos mais diferentes segmentos como arte, beleza, bem-estar, moda, gastronomia e literatura. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Divulgação/ André Dantas
Mesa Descontruindo a Imagem da Mulher Negra e Indígena em Potência

Com a proposta de ser um evento múltiplo que une feira, espaço para discussão e atividades culturais e musicais, o Encontro das Pretas ocupou uma área do estacionamento do Shopping Vitória e reuniu um público diverso, mantendo o compromisso em ser um evento que celebra a cultura negra, o maior do Espírito Santo.

Programação valoriza artistas negros capixabas

A programação musical contou com artistas capixabas em diferentes estágios de carreira, todos agradeceram no palco a oportunidade que tiveram em se apresentar para um público que normalmente não os conhecem, como muitos visitantes que estavam no shopping durante o final de semana e aproveitaram a entrada gratuita para conhecer mais da cultura negra nesses dois dias de evento. 

Entre sábado e domingo passaram pelo palco os cantores Kael, Fabriccio, Joel Caetano, Elaine Augusta e o grupo Família Paulo, que encerrou o domingo com o melhor do jazz internacional. 

Foto: Divulgação/ André Dantas
Elaine Augusta se apresentou no Encontro das Pretas

Além disso, os DJs Qmila e Madeusa se apresentaram trazendo sets cheios de representatividade negra e o DJ Chapola foi o DJ residente dessa nona edição, fazendo sua própria apresentação com dançarinas no sábado (26) à noite e cuidando das primeiras horas do evento e de todos os intervalos entre apresentações, palestras e mesas redondas.

No espaço #EPTalks, o futuro foi debatido sob diferentes vieses, representatividade da mulher negra e periférica, políticas públicas e seus desafios em incluir visões próprias e contribuições de quem representa a maioria do país. 

Foto: Divulgação/ André Dantas

Essas mesas com curadoria da diretora de Programação do evento e head de Educação do Das Pretas, Luana Loriano, levantaram questionamentos sobre a importância do escancarar das oportunidades e de eventos como esses onde se discutem temas para o desenvolvimento econômico-social e político da população negra.

O artista plástico e produtor cultural Thiago Balbino, que ministrou a palestra “Afrofuturismo” no domingo, comentou da trajetória de Priscila Gama, diretora-geral do evento, falando que se hoje existem muitos outros eventos, ações e coletivos negros no Espírito Santo foi porque “alguém precisou andar, para que pudéssemos caminhar”, se referindo ao pioneirismo da também CEO do Instituto Das Pretas em realizar esse evento tão tradicional no estado criado para celebrar a cultura negra.

“Uma das grandes colheitas que estamos tendo do #EP9 é a compreensão da importância e da relevância do evento, independente do tempo. Mesmo tendo momentos de chuva, de vento e de frio, esse projeto foi consumido com a mesma potência, com a mesma força e com o mesmo afeto depois de nove edições é muito importante. Muitos empreendedores comentaram comigo que bateram muitas vezes suas metas de venda, independente das condições climáticas. Para mim a melhor frase de todas é ‘não esqueça de me chamar para tudo que vocês fizerem’, ressaltando que não é só para o próximo encontro, mas sim para todos os projetos que o Das Pretas toca”, conta Priscila.

Flávio Simsr, um dos expositores do evento, compartilhou com o Das Pretas sua felicidade ao final do evento: 

“Vocês arrasaram muito, conseguimos fechar R$ 2.700,00 em venda, fora os contatos e novos seguidores. Isso porque estava chovendo muito, sem chuva teria fechado mais vendas com toda certeza”.

A produção do evento destacou a confiança da marca do Das Pretas pelos profissionais negros, sejam eles empreendedores, artistas, acadêmicos, especialistas e influenciadores, confirmando que as oportunidades que o laboratório constrói impactam toda a comunidade negra do Espírito Santo.

>>LEIA TAMBÉM: Primeiro dia de Encontro das Pretas atrai 2,5 mil pessoas em Vitória

Priscila ainda comentou que essa edição gerou tanto impacto que além dos novos parceiros que foram apresentados durante o evento, como o Instituto Americo Buaiz (IAB), o Shopping Vitória e a Rede Vitória, marcas novas já estão nessa segunda (28) pedindo a apresentação do projeto de 2024, a 10ª edição do Encontro das Pretas, para já incluírem em seu planejamento do próximo ano.

Foto: Divulgação/ André Dantas
Priscila Gama falou sobre a relevância do Encontro das Pretas

Ao final do evento, empreendedores estavam brindando o resultado do final de semana, compartilhando com o time responsável pela produção do evento o resultado positivo em vendas, novos contatos e seguidores nas suas redes sociais.

>> Evento de afroempreendedorismo em Vitória tem artesanato, roupa, acessórios e mais!

A nona edição do Encontro das Pretas tem realização do Das Pretas com recursos da LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da ES Gás, da EDP e do Guaraná Antarctica, apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Instituto Americo Buaiz, do Shopping Vitória e Mídia Oficial Rede Vitória.