Geral

Cooktop a gás, de indução ou elétrico? Veja tipos e qual é o melhor fogão

Equipamentos a gás aceitam variadas panelas e têm menor consumo; cooktops elétricos agilizam o cozimento sem dissipar calor. Entenda quais são diferenças

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: valeria_aksakova | Freepik

O cooktop é um equipamento versátil muito apreciado pelos brasileiros ao compor cozinhas de estilo gourmet, complementando bancadas planejadas e um visual contemporâneo. No entanto, a escolha entre um cooktop a gás, elétrico ou de indução pode ser um dilema. 

Primeiramente, é importante recordar que o cooktop é a parte superior de um fogão convencional, isto é, a superfície de cocção onde estão localizados as bocas ou as áreas de contato para colocar as panelas.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a Shoptime, apesar de haver modelos portáteis, as versões maiores requerem fixação em uma bancada, com um recorte preciso e instalação realizada por um profissional. Portanto, são eletrodomésticos ideais para aqueles que estão investindo em mobiliário e bancadas personalizadas para a cozinha.

TIPOS DE COOKTOP

No mercado, é possível encontrar cooktops que funcionam tanto com alimentação a gás quanto elétrica.

Os cooktops a gás possuem queimadores similares aos de um fogão tradicional, apresentando uma superfície de inox ou vidro temperado e grelhas finas ou robustas. 

LEIA TAMBÉM: Minha Casa, Minha Vida: veja passo a passo para conseguir um imóvel

Segundo a Shoptime, eles estão disponíveis em várias estéticas e opções de cores, porém todos os modelos a gás requerem uma fonte de combustível, seja GLP (gás de botijão) ou gás natural encanado.

Quanto aos cooktops elétricos, eles são divididos em duas categorias. Os convencionais funcionam através do aquecimento de uma resistência que, nos modelos mais recentes, encontra-se sob uma superfície plana de vitrocerâmica ou vidro reforçado. Dessa forma, a resistência aquece a superfície e, por consequência, a panela em contato com ela.

O segundo tipo é o cooktop elétrico por indução, que gera calor utilizando ondas eletromagnéticas, "produzidas da corrente elétrica criada em uma bobina de cobre, também posicionada abaixo da mesa vitrocerâmica".

LEIA TAMBÉM: ELA: veja sintomas da doença que matou o namorado de Sandra Bullock

De acordo com a Shoptime, o campo eletromagnético é transferido diretamente para a panela, causando o movimento das moléculas nos alimentos e, consequentemente, aquecendo-os. 

Diferentemente do fogão a gás com chama aberta, não há dispersão de calor para o ambiente. Além disso, como não há chama, a zona de aquecimento só é ativada quando uma panela é colocada sobre ela.

Geralmente, segundo o Shoptime, a superfície de vidro aquece devido ao contato com a panela, mas esfria rapidamente após ser desligada. Essa característica reduz consideravelmente o risco de queimaduras ou acidentes.

LEIA TAMBÉM: Mesmo sem lactose, leite e whey com caseína podem fazer mal; veja o que é

Cooktops elétricos costumam oferecer mais recursos, como timer, desligamento automático de segurança e ajuste preciso de temperatura, de acordo com informações da empresa.

CUSTO-BENEFÍCIO

Os cooktops a gás costumam ser mais baratos, seguidos pelos modelos elétricos, enquanto os de indução costumam ser mais caros.

Além do preço, um ponto bom do fogão a gás é que você pode usar muitos tipos de panelas, como alumínio, aço inox, ferro, vidro, cobre, barro e cerâmica.

Outra vantagem é que você ainda pode cozinhar mesmo se faltar energia na sua região, desde que o fornecimento de gás não seja interrompido.

LEIA TAMBÉM: Horóscopo da depressão! Veja qual é pior signo para namorar ou casar: “Não dá”

Para um cooktop elétrico com resistência, segundo o Shoptime, é melhor usar panelas de ferro e aço inox com fundo reforçado e plano.

Já para o de indução, você precisa de panelas especiais que funcionem com ondas eletromagnéticas. São panelas de ferro fundido, aço inox ou com fundo triplo.

Algumas panelas de cerâmica ou inox com revestimento em cerâmica também funcionam, desde que tenham uma camada de indução no fundo.

Outra vantagem do cooktop a gás é que você ainda pode cozinhar mesmo se faltar energia na sua região, desde que o fornecimento de gás não seja interrompido.

LEIA TAMBÉM: Dia do Padre: de Fabio de Melo ao capixaba Patrick, cachê de famosos vai até R$ 120 mil

CONSUMO

Além das diferenças de preço, é importante considerar o consumo ao escolher um cooktop. Os modelos elétricos tendem a usar mais energia do que os que usam gás encanado ou botijão.

Os cooktops elétricos têm potências variando de 3.000 W a 7.500 W, dependendo da tecnologia e aquecimento. Quanto maior a potência, mais rápido aquece e menos tempo leva para cozinhar, de acordo com a Shoptime.

Em geral, comparando o gasto de energia com o de gás por uma boca ou contato durante uma hora ao longo de 30 dias, a diferença é equilibrada, com ligeira vantagem para o modelo a gás. Porém, o cálculo varia conforme o custo da energia e do gás (encanado ou botijão) na sua região.

LEIA TAMBÉM: Bomba? De Gusttavo Lima a padre Marcelo, nutricionista fala de corpo de famosos, viraliza e dá dicas: "Fake natty"

Além disso, vale considerar que nos cooktops elétricos, especialmente os por indução, há menos desperdício de calor para o ambiente.

Para dar uma comparação, um cooktop por indução pode ferver água até quatro vezes mais rápido do que um fogão a gás, segundo fabricantes. Embora o consumo de energia possa ser um pouco maior em números, o tempo de cozimento é reduzido em todas as etapas.

Caso opte por um cooktop elétrico, é recomendado verificar as informações do selo Procel antes de comprar, para escolher um aparelho com eficiência energética.

LEIA TAMBÉM: Abby Choi: a real história da sopa de membros do corpo de mulher morta que pessoas comeram

Pontos moeda