Geral

Usa muito o smartphone? Confira 5 dicas que vão evitar explosão do seu aparelho

Muitos usuários mantêm o aparelho por perto durante 24 horas por dia, inclusive enquanto dorme. Mas sendo um dispositivo eletrônico, eles podem oferecer riscos a saúde

Hoje em dia é praticamente impossível viver sem o aparelho Foto: Divulgação

Ter um celular é algo comum na atualidade. Mais modernos ou mais simples, o fato é que, hoje em dia, é praticamente impossível viver sem o aparelho. Muitos usuários mantêm o aparelho por perto durante 24 horas por dia, inclusive enquanto dorme.

Sendo um dispositivo eletrônico, os aparelhos celulares e smartphones podem oferecer riscos a saúde. Recentemente, a Samsung, uma das maiores fabricantes de aparelhos smartphones no mundo, suspendeu a venda de um lançamento após registrar diversos casos de explosão.

Para falar sobre esses casos e dar dicas para melhorar a vida útil dos smartphones, o engenheiro eletricista Wilson Aragão Filho participou, na manhã desta segunda-feira (19), do programa ES no Ar, da TV Vitória/Record. Confira!

Smartphone com a tela trincada

O aparelho que caiu e quebrou a tela não está mais com os requisitos de segurança ou com garantia de fábrica. As rachaduras podem ocasionar na entrada de umidade e poeira e causar, até mesmo, um curto circuito. O ideal é procurar a assistência técnica para efetuar a troca da tela.

Medidas caseiras para secar o aparelho que caiu na água
Em casos como este é comum que as pessoas coloquem o aparelho dentro de pacotes de arroz ou usem um secador na tentativa de retirar a umidade. No entanto, essas medidas são paliativas. Mesmo que o aparelho volte a funcionar normalmente, pode haver riscos futuros. A assistência técnica ainda é a melhor opção para resolver este problema.

Locais de carregamento
Deixar o aparelho carregando sobre o sofá ou a cama não é indicado. É necessário que haja bons hábitos de segurança e deixar o celular carregando em superfícies não combustíveis, como um piso frio ou uma mesa de vidro, por exemplo. Se houver um superaquecimento, pode acontecer um incêndio se o aparelho estiver em local de fácil combustão. 

Uso de celular na praia
O manual de instruções de um aparelho diz que é preciso que haja algumas medidas de segurança, entre elas, evitar a longa exposição ao sol. Essa prática pode fazer com que o aparelho se aqueça além do normal e, consequentemente, aumenta o risco de explosão.

Vários equipamentos em uma só tomada
O indicado é que cada tomada tenha apenas um aparelho ligado. Em uma emergência, pode ligar o carregamento do celular junto com outro aparelho, desde que haja uma supervisão. Vários aparelhos ligados juntos podem ocasionar em pequenos curtos elétricos. Se estiver próximo a uma cortina, isso pode resultar em um incêndio.

Veja mais detalhes no vídeo: