Geral

Alunos fotografam e expõem registros de monumentos históricos em Guarapari

O projeto tem o objetivo de fazer a arte e a história de Guarapari serem conhecidas.

Os alunos estão envolvidos com o projeto desde fevereiro. Foto: Sara de Oliveira

Foi aberta e segue até o dia 02 de outubro, a terceira edição do projeto “Conheça, valorize e apaixone-se”, que realiza uma exposição fotográfica no Shopping Guarapari. Os alunos da Escola Estadual Dr. Silva Mello, juntamente com as professoras Aline Brandão e Fernanda da Silva, expõem fotos de patrimônios históricos de Guarapari, com o intuito de valorizar lugares que são importantes para a história da cidade. Ao todo, nove fotografias foram selecionadas para a mostra.

Fernanda diz que os alunos estão envolvidos com o projeto desde fevereiro e passaram por etapas que foram desde pesquisas em sala de aula até fotografar e expor. A professora acrescentou que todo o projeto está conciliado com o currículo das disciplinas de Artes e História. Segundo ela, o projeto surgiu em 2015 quando ela e a professora de Artes Aline Brandão, que são do Rio de Janeiro, perceberam que os alunos não tinham muitas informações sobre a história da própria cidade. “Eu fiquei muito triste quando eu vi que eles não conheciam nada além das praias”, pontou a professora.

Aline Brandão e Fernanda da Silva são professoras de Artes e História na escola Dr. Silva Mello em Guarapari.

A partir de então, elas formaram uma parceria com o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes os patrimônios históricos e afetivos de Guarapari. Fernanda explica que o intuito é fazer com que os alunos valorizem a cidade, e para isso primeiro é necessário que eles a conheçam.

Os alunos Brenda Evangelista Vianna, Hellen Cristina e William Gonçalves de Jesus estão no primeiro ano do Ensino Médio e participaram pela primeira vez do projeto. Eles afirmaram que a experiência foi muito importante para que eles pudessem conhecer monumentos históricos da própria cidade. “Eu fotografei a igreja de Sant’ana em Meaípe, antes do projeto eu não a conhecia”, contou Brenda.

Reconhecimento

O projeto foi vencedor estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria Ensino Médio. A premiação é realizada pelo Ministério da Educação e busca reconhecer professores de Escola pública que promovem atividades que beneficiam a aprendizagem dos estudantes.

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda