Geral

Guarapari realiza Ação Cidadã com atendimentos médicos, sociais e jurídicos

A iniciativa é realizada todos os anos pela prefeitura e faz parte da comemoração dos 128 anos de emancipação política do município. A ação ocorreu no terreno ao lado da Paróquia Sagrada Família, Praia do Morro.

Foto: Folha da Cidade

Os moradores de Guarapari acordaram mais cedo neste sábado (21) para participar de mais uma edição da Ação Cidadã. A iniciativa da prefeitura é realizada por meio da Secretaria de Assistência, Trabalho e Cidadania (Setac), além da pasta de Saúde (Semsa) e oferece um dia de atendimentos médicos, sociais, jurídicos, além de diversos serviços de recreação para as crianças. O evento, que faz parte da comemoração do aniversário da cidade, contou também com uma tenda do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promovendo a vacinação contra a raiva e a adoção de cães e gatos.

Imunização antitetânica e testes rápidos de glicose também estavam entre os serviços oferecidos no terreno ao lado da Paróquia Sagrada Família, Praia do Morro. Cosme Santana e a esposa Regiane Costa aprovaram a iniciativa “É um evento muito bom para a nossa cidade. Muitas pessoas aproveitam esse momento para se vacinar e pegar doações de roupas. Quem dera se isso aqui tivesse sempre. Seria uma boa, né”, comentou.

A ação cidadã também contou com um bazar de roupas gratuito. As peças foram doadas para a Setac ao longo do mês de setembro e cada morador pôde escolher até cinco itens. Para o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, que marcou presença no evento, a iniciativa é essencial para a população. “São importantes serviços que a Setac está fazendo juntamente com a Secretaria de Saúde, envolvendo as pessoas para que nós possamos oferecer os melhores serviços”, destacou.

Foto: Folha da Cidade
prefeito de Guarapari, Edson Magalhães

Davi Mendes, 23, aproveitou a manhã de sábado para fazer exames rápidos. Ele e as amigas ficaram sabendo da ação pelos jornais locais. O morador do bairro Adalberto pontuou a importância da iniciariva. “Durante a semana, muitas pessoas trabalham, tem uma rotina muito corrida e aqui eles reúnem atendimentos médicos, além de outros serviços”, Afirmou.

Breila Mardegan, secretária de Trabalho Assistência e Cidadania do município, informou que, durante a ação, foram realizados encaminhamentos para emissão de documentos oficiais, fotos 3×4, além de orientações para o Cadastro Único, programa do Governo Federal que analisa a realidade socioeconômica das famílias brasileiras, dando acesso a diversos serviços como o Bolsa Família. “Aqui nós unificamos os atendimentos, viabilizando o acesso da população a esses serviços que são oferecidos cotidianamente nos nossos centros de referências”, declarou.

Foto: Folha da Cidade

A prefeitura também ofereceu orientações sobre saúde bucal, além de alertas sobre a tuberculose e hanseníase. Para Alessandra Albani, secretária de saúde de Guarapari, a proposta é uma maneira de dar atenção às necessidades dos moradores. “É um momento de confraternização entre a população e as secretarias envolvidas. A gente dedica esse tempo aos munícipes, trazendo serviços e confraternizando ao mesmo tempo”, enfatizou

Festa da Cidade

Durante a ação, o prefeito Edson Magalhães fez um convive para a programação deste sábado (21), em comemoração aos 128 anos de emancipação política da cidade. “Tivemos ontem o show da Alcione que reuniu quase 30 mil pessoas e foi muito bacana, pois ajuda aqueles que precisam vender seus produtos nas barracas. Hoje nós teremos aqui a Maria Cecilia e Rodolfo para fechar com chave de ouro”, concluiu.

Texto: Sara de OIiveira

Pontos moeda