Geral

Setembro Amarelo oferecerá serviços gratuitos no centro de Cachoeiro

O acesso aos serviços será gratuito e o atendimento ao público será das 8h às 12h. O intuito é discutir a prevenção ao suicídio ao maior número possível de pessoas

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (13), a Praça Jerônimo Monteiro vai receber ações do Setembro Amarelo. Orientações sobre saúde mental, corte de cabelo, exposição de artesanato, maquiagem e sessão de alongamento serão realizados das 8h às 12h. As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) e integram programação local do movimento Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. O acesso aos serviços será gratuito.

O objetivo da ação, segundo a psicóloga da equipe de Saúde Mental da Semus, Carla Teixeira de Paula, é levar até esse espaço público, que tem grande fluxo de pessoas, as discussões sobre o tema e sua importância.

“Precisamos alertar para o alto índice de suicídio no país e no mundo. Antes, a discussão sobre o assunto era muito restrita. Mas, hoje, entendemos que quanto mais se conversa, se fala, mais as pessoas entendem o momento pelo que estão passando e mais fácil fica ajudar. Muitas vezes, há alguém precisando de ajuda perto, mas as pessoas não conseguem ver”, explica.

Os números dão uma ideia do tamanho do problema abordado pela psicóloga. Segundo o site da campanha, no Brasil, todos os anos, ocorrem 12 mil suicídios. No mundo, 1 milhão. A maioria deles está relacionado a transtornos mentais, que podem ser tratados com a ajuda de profissionais da área de saúde. Para chamar a atenção para o fato, foi criada a campanha Setembro Amarelo, que tem como data mais emblemática o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro.

Pontos moeda