Geral

INSS: nove médicos peritos voltaram ao trabalho nesta terça-feira no Espírito Santo

Segundo o órgão, um perito atuou na agência de Vitória, quatro em Vila Velha, um Guarapari, dois em Linhares e um em Cachoeiro de Itapemirim

Foto: TV Vitória

Nove médicos peritos voltaram a trabalhar, nesta terça-feira (22), em cinco agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo. A informação é do próprio instituto. O INSS, no entanto, não soube informar o número total de peritos que compõem o quadro no estado.

Segundo o órgão, um perito atuou nesta terça na agência de Vitória, quatro em Vila Velha, um Guarapari, dois em Linhares e um em Cachoeiro de Itapemirim. 

Está previsto para serem retomados, nesta quarta-feira (23), os atendimentos nas agências de Santa Teresa e São Mateus. Já a de Viana deve reabrir até semana que vem.

Em todo o Brasil, de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social, 202 peritos médicos federais compareceram, nesta terça-feira, aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência. Ao todo, 486 peritos deveriam ter retornado ao trabalho nesta terça.

Os atendimentos ocorreram em 86 agências com perícia médica, das 148 que já estavam com a agenda para esta terça. A partir de quarta-feira, 201 agências terão perícias agendadas.

As agências do INSS foram reabertas para atendimento presencial no último dia 14, depois de quase cinco meses fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades por considerar que, por causa da covid-19, não havia segurança para o trabalho. Com isso, todas as perícias médicas agendadas foram suspensas até a adequação das agências.

Na semana passada, o INSS fez inspeções em agências de atendimento. Inicialmente, das 169 agências que possuem serviço de perícia médica, 111 foram consideradas aptas a atender o público. O órgão concluiu que as salas de perícia liberadas para atendimento cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da covid-19.

Com informações da Agência Brasil



Pontos moeda