Geral

Padre italiano é preso suspeito de desviar dinheiro e promover festas sexuais

A polícia italiana deu início às investigações após, descobrir que seu colega de apartamento importou da Holanda um litro da droga GHB para “estupro”

Foto: Reprodução / Portal R7 / YouTube MundoNews

O padre Francesco Spagnesi, de 40 anos, foi preso em Prato, perto de Florença, na Itália, suspeito de roubar cerca de 117 mil euros (o equivalente a R$ 732 mil) da igreja e de doações para financiar festas sexuais e compra de drogas comercializadas por ele mesmo.

O clérigo, preso na última quarta-feira (22), era muito conceituado e conhecido por ministrar brilhantes missas. Enquanto a polícia italiana entrevista cerca de 200 pessoas, que teriam comparecido às festas nos últimos dois anos, Francesco está em prisão domiciliar. A informação é do jornal britânico The Times.

A polícia italiana iniciou as investigações a Spagnesi após, supostamente, descobrir que seu colega de apartamento importou da Holanda um litro da droga GHB para “estupro”. A droga pode ser usada para incapacitar vítimas de agressão sexual.

Os detetives alegam que os dois homens usaram sites de namoro online para convidar pessoas para festas onde drogas eram compartilhadas e vendidas. A operação contou com busca e apreensão no apartamento de Francesco, onde a polícia encontrou garrafas que teriam sido adaptadas para fumar crack.

Aos 26 anos de idade, Francesco deixou a faculdade de medicina para exercer o sacerdócio dizendo que encontrou “plenitude e alegria em me colocar à disposição dos outros”.

As suspeitas começaram quando um contador da paróquia descobriu que o clérigo havia sacado mais de 100 mil euros da conta bancária da paróquia (cerca de R$ 626 mil). 

Essa atividade levou o bispo local a intervir e acabar com o acesso do padre à conta. A polícia acredita que ele estava usando o dinheiro para comprar drogas.

Vendo que não conseguia mais fazer os saques da conta da igreja, Francesco passou a pegar as doações dos fieis e a pedir recursos diretamente dos paroquianos, que eram informados de que ele estava arrecadando dinheiro para famílias de baixa renda.

O jornal italiano La Nazione relatou que os paroquianos tinham “grande fé em seu padre jovem, brilhante, envolvente e refinado”, mas agora iniciaram uma ação legal para pedir o ressarcimento das doações. Ao menos duas ações judiciais por fraude chegaram ao gabinete do procurador.

De acordo com o diário italiano Corriere Della Sera, Francesco Spagnesi culpou uma "recaída em cocaína” por suas ações e também revelou que é HIV positivo.

“Eu não me reconheço mais, o vício da cocaína me engoliu”, disse ele em prantos diante dos advogados. “A droga me fez trair meus paroquianos, me fez contar mentiras, me fez agir de que me envergonho. Agora sou HIV positivo”, revelou.

O padre ainda acrescentou que estava tomando medicamentos antirretrovirais, o que significava que não poderia transmitir o HIV. Ele prometeu devolver o dinheiro e vender tudo o que possui, até mesmo sua casa, para reembolsar os paroquianos. “Peço perdão a todos”, disse ele.

*Com informações do portal on-line R7.

Pontos moeda