Projeto fundado por padre do ES ganha prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos
A entidade atende idosos moradores de rua e foi criada pelo padre José Ayrola Barcellos. Padre Júlio Lancellotti e Obras Irmã Dulce também são premiados
Uma instituição de acolhimento de idosos em vulnerabilidade social do Espírito Santo foi premiada em virtude da atuação na defesa dos direitos da pessoa Idosa.
A Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso, que atua há 10 anos em Vitória, foi uma das contempladas pelo prêmio Zilda Arns 2021, junto de outros projetos de trabalho social como o padre Júlio Lancellotti (SP) e as Obras Sociais Irmã Dulce (BA).
Fundada e dirigida pelo padre José Ayrola Barcellos, a entidade não recebe apoio financeiro de órgãos públicos e funciona com doações de colaboradores.
"Estamos muito gratos pelo reconhecimento. Trabalhamos incansavelmente na defesa do direito da população idosa que se encontra em condições de fragilidade socioeconômica", afirmou o padre que possui 56 anos de sacerdócio e é recordista na realização de batizados e casamentos na Grande Vitória.
Idosos participam de atividades culturais e de lazer e têm assistência à saúde garantida na instituição
Os idosos acolhidos pela instituição participam de atividades culturais e de lazer e têm assistência à saúde garantida pelo SUS e pelo município de Vitória.
A natureza do acolhimento é de longa permanência e os idosos são encaminhados a partir de abrigos, casas-lares, do Ministério Público ou do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).
Durante a pandemia da covid-19, o centro de acolhimento precisou recorrer à entidades governamentais para captar recursos e dar continuar com as atividades.
O prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos
A premiação foi criada em 2017 pela Câmara dos Deputados para prestar reconhecimento às pessoas e instituições que trabalham diariamente na defesa dos direitos humanos das pessoas idosas.
O prêmio foi nomeado em homenagem à Dra. Zilda Arns Neumann, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.
A indicação ao prêmio foi feita pela Deputada Federal Norma Ayub e a solenidade de entrega será no 29 de setembro.