Geral

Departamento Médico Legal mudou de nome; saiba o motivo

Os demais departamentos periciais agora também recebem o nome de Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Laboratórios Forenses (ILAF)

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Departamento Médico Legal (DML) em Vitória passou a ser chamado Instituto Médico Legal (IML). Isso ocorreu após a formação e organização da Polícia Científica no Estado, em dezembro de 2023. 

O perito oficial geral, Carlos Alberto Dal-Cin, informou que a separação da Polícia Civil faz parte de um empenho para fortalecer uma perícia autônoma, o que ajudaria com a objetividade da prova pericial. 

LEIA TAMBÉM: 

Motorista de aplicativo foi morto ao brigar pela guarda da filha na Serra

Batalhão da PM vai sair do Ibes e ganhará uma nova sede em Vila Velha

Vídeo mostra momento que jovem assedia PM com tapa nas nádegas

"A Polícia Científica foi instituída e organizada em dezembro de 2023. A separação da Polícia Civil faz parte do empenho do estado em fortalecer uma perícia autônoma, fortalecendo a objetividade da prova pericial, além de atender ao princípio da especialização, tendo em vista as atividades complexas da perícia dentro do âmbito da civil", informou. 

O perito explica que foi por conta deste contexto que o DML passou a se chamar IML. O mesmo aconteceu com os demais departamentos periciais. 

Agora, estes departamentos recebem o nome de Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Laboratórios Forenses (ILAF). 

"A mudança na nomenclatura busca uma uniformidade com nomenclaturas de outras Polícias Científicas do país, além de que atribuições e responsabilidades administrativas foram agregadas aos Institutos", explica o perito. 

Novo prédio em Cariacica

Cariacica abrigará a sede da Polícia Científica no Espírito Santo. Atualmente, um prédio com mais de 9 mil metros quadrados está em construção e proporcionará a locação de todos os serviços periciais em uma única unidade. 

Segundo o especialista, a obra já está contratada e será construída com recursos do BID, na forma desenho e construção. O planejamento é que a entrega seja realizada no segundo semestre de 2026. 

Ali estarão a área administrativa, assim como os Institutos e a Diretoria de Cadeia de Custódia.

"O intuito é proporcionar a população um atendimento humanizado, com entradas separadas de vítimas, população, policiais e presos. Agregar o serviço de SVO ao prédio, e colocar serviços de cartório para favorecer o cidadão no momento de reconhecimento e liberação de um familiar", afirmou Dal-cin. 

Expansão de serviços no interior

No interior do Estado, o trabalho dos Serviços Médicos Legais (SMLs) continuará funcionando da mesma forma. A ideia, de acordo com o perito, é fortalecer os atendimentos em Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. 

Há também o plano de construção de uma sede da Diretoria Regional Serrana, para abrigar as seções de Medicina Legal, Criminalística e Identificação, em Venda Nova do Imigrante. 

"No interior, a medicina legal compõe a Diretoria Regional, junto com a Seção Regional de Medicina Legal, Seção Regional de Criminalística e Seção Regional de Identificação. Iremos empenhar esforços para que nossas regionais aprimorem os serviços prestados a sociedade", informa o perito.