Dino (divulgador de notícias)

Geral

Especialistas falam sobre o CLM na integração de softwares

Os Sistemas de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Contratos (Contract Lifecycle Management - CLM) são apontados por especialistas como ferramentas essenciais na integração de diferentes softwares empresariais, contribuindo para a eficiência e segurança dos processos

Foto: Divulgação/DINO

No cenário atual dos negócios, a integração de softwares desempenha um papel crucial na evolução das empresas. Ferramentas como o CLM, agendas inteligentes e soluções baseadas em inteligência artificial (IA) têm se mostrado fundamentais para otimizar processos, melhorar a segurança da informação e aumentar a produtividade.

Os Contract Lifecycle Management (CLM), ou Sistemas de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Contratos, são soluções especializadas que gerenciam o ciclo de vida dos contratos, desde a negociação até o encerramento. Integrado a outras soluções corporativas, o CLM fortalece a qualidade e segurança das informações, minimiza erros e garante conformidade com regulamentações.

Para entender o impacto da integração de ferramentas, você pode comparar com a produção musical. “Assim como uma música de qualidade requer diversos equipamentos trabalhando em sintonia, a administração moderna exige uma gestão eficaz de contratos. O CLM é fundamental nesse contexto, pois ajuda a orquestrar e integrar diferentes processos e sistemas que envolvem diversas áreas da empresa de forma eficiente e harmoniosa”, explica Antônio Gaspar, diretor da simplesmenteUse.

"Soluções de CLM integradas a outros softwares desempenham um papel central na organização e automação de tarefas, eliminando a necessidade de buscar dados em diversas fontes, como planilhas, pastas da rede, mensagens de e-mail e arquivos manuais. Além disso, envolve a necessidade de consultas frequentes ao departamento jurídico, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas", afirma Ângela Zander, cofundadora da simplesmenteUse.

"A integração fornecida pelo CLM entre os diversos processos empresariais garante a unicidade e coerência das informações, eliminando a necessidade de duplicar a entrada de dados em múltiplos sistemas. Essa centralização não apenas melhora a eficiência operacional, mas também eleva significativamente a qualidade e, consequentemente , a confiabilidade das informações disponíveis, aumentando a agilidade e a flexibilidade — fatores cruciais para se adaptar rapidamente às exigências de um mercado competitivo", complementa Gaspar.