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Estudantes criam bike adaptada para cadeirantes no ES

Projeto desenvolvido por alunos da Engenharia Mecânica da FAESA busca promover inclusão e mobilidade para pessoas com deficiência

Redação Folha Vitória

Foto: mariana Bergamini

Alunos da unidade de Engenharia da Faesa, em Vitória, estão desenvolvendo um projeto inovador que promete transformar a mobilidade de cadeirantes. 

A iniciativa, liderada pelo professor Pablo Amorim e envolvendo mais de 10 estudantes de Engenharia Mecânica, tem como objetivo criar uma bicicleta acessível movida pela força das mãos, proporcionando uma nova forma de autonomia para pessoas com deficiência.

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O projeto surgiu no contexto da disciplina Projeto Integrador, onde os alunos são incentivados a criar soluções práticas e inclusivas. 

Segundo o professor Pablo, a criação da bike adaptada reflete a importância de unir aprendizado teórico com impacto social. 

“O projeto é uma forma de proporcionar aos alunos um aprendizado único, construído ativamente, que visa transformar ideias em soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Estamos em fase de testes, mas já chegamos a um modelo que pode ser reproduzido com um custo muito inferior a qualquer bicicleta acessível do mercado”, explicou o professor.

Os estudantes envolvidos estão motivados pela possibilidade de fazer a diferença. Renan Costa, um dos participantes, destacou o valor do projeto para sua formação e para a comunidade.

mariana Bergamini
mariana Bergamini
“Participar desse projeto tem sido uma oportunidade única de aplicar nossos conhecimentos em engenharia de uma maneira que impacta diretamente a vida das pessoas. É inspirador ver como a tecnologia e a criatividade podem se unir para promover a inclusão e a mobilidade para todos,” afirmou Renan.

O projeto ainda está em fase de testes, com previsão de ser finalizado até o fim do ano. A expectativa é de que o modelo final da bicicleta seja acessível e eficiente, oferecendo uma nova forma de mobilidade para cadeirantes.

Para a coordenadora do curso, professora Joice Paiva Tosta, o projeto é um exemplo claro do compromisso da Faesa com a formação de profissionais inovadores e socialmente responsáveis. 

“Continuaremos apoiando iniciativas que destacam o potencial transformador da educação e o papel essencial dos nossos alunos e professores no desenvolvimento de soluções inclusivas e inovadoras”, enfatizou Joice.