Dino (divulgador de notícias)

Geral

Sistema traz nova abordagem para educação em saúde

Plataforma busca formar uma geração de especialistas em medicina regenerativa.

Foto: Divulgação/DINO

A R-Crio Educacional foi lançada para oferecer uma nova abordagem na educação em saúde no Brasil. A plataforma de aprendizado on-line disponibiliza cursos ministrados por especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de capacitar profissionais de saúde a aplicarem tratamentos inovadores.

Entre os cursos já disponíveis estão: “Células-tronco: fundamentos e aplicações”, “Medicina regenerativa e engenharia tecidual” e “Potencial terapêutico de células mesenquimais para lesão na medula espinhal”. Até o final de 2024, a plataforma pretende expandir sua oferta com novos módulos, abordando temas como terapia celular, engenharia de tecidos, terapia gênica, gestão de projetos, gestão estratégica empresarial, empreendedorismo e comunicação.

“O sistema é uma nova abordagem para a educação em saúde no Brasil. Nosso foco é apoiar educadores, alunos e instituições na capacitação de uma nova geração de profissionais", declara José Ricardo Muniz Ferreira, presidente e fundador da R-Crio.

O diretor científico da empresa, Roberto D. Fanganiello, destaca a velocidade do avanço de áreas como medicina e biologia regenerativa, bioengenharia de tecidos e uso de células-tronco. Segundo ele, essas áreas não estão plenamente incorporadas nos programas atuais de graduação e pós-graduação. “Nossa proposta é oferecer, num ambiente on-line e acessível, propostas que proporcionem a profissionais de saúde e estudantes o diferencial necessário nesses segmentos”, explica.

Já o diretor médico da R-Crio, Francisco Maciel Jr., comenta sobre o potencial da medicina regenerativa para o tratamento de diversas doenças e lesões, e destaca a presença de cursos especializados na plataforma voltados para essa área.

"A R-Crio Educacional oferece conteúdos on-line com certificações, visando preparar os alunos para o mercado de trabalho", diz a gestora pedagógica da plataforma, Yasmin Rana de Miranda. Enfatiza a necessidade de um currículo que aborde de forma sistemática temas como a medicina regenerativa que, segundo ela, atualmente, são pouco explorados em cursos superiores no Brasil. "A plataforma educacional oferece uma combinação de teoria e prática, capacitando profissionais para enfrentar desafios tecnológicos e clínicos", analisa.

Fundada em 2014, a R-Crio atua na área de medicina regenerativa e terapias celulares. A empresa tem em seu portfólio mais de 50 artigos científicos, 12 patentes e 8 livros voltados para a inovação. Com a criação da R-Crio Educacional, busca ampliar sua atuação para a formação de profissionais de saúde.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site: https://med.r-crio.com/institucional.