Geral

Mostra Cultural Cuidar Mais promoverá conscientização ambiental em Cachoeiro

O evento, promovido pela BRK Ambiental, será no próximo dia 26, encerrando a edição 2019 do Programa Cuidar Mais para a Educação Infantil

Foto: Divulgação

Apresentações de música, dança, arte e paródias envolvendo sustentabilidade e meio ambiente irão tomar conta do Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no bairro Aeroporto, no próximo dia 26 de outubro, quando acontece a Mostra Cultural Cuidar Mais.

Na ocasião, alunos de quatro e cinco anos de 11 escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim irão apresentar para os familiares e para a comunidade local o que aprenderam durante as atividades do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O evento, com entrada gratuita, será às 15h. O objetivo é disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento básico, destacando o seu valor para a saúde e a qualidade de vida da população.

“A Mostra Cultural será a última atividade desta edição do Programa Cuidar Mais para a Educação Infantil, momento para os alunos apresentarem para seus familiares e a comunidade, por meio de apresentações culturais, o conteúdo trabalhado em sala de aula”, afirma a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.

Ao longo de 2019, o Programa Cuidar Mais envolveu cerca de 500 estudantes nas escolas participantes. A iniciativa contou com treinamento de educadores sobre a metodologia do programa; apresentação de vídeos e material didático com o tema saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos); e a “Corrida do Saneamento”, uma brincadeira educativa com o uso de um tabuleiro gigante, em que os alunos atuavam como peões e avançavam no percurso ao responderem questões envolvendo saneamento básico, reciclagem, descarte correto de resíduos e outros temas.

Ensino Fundamental

Além das instituições de Educação Infantil, o Programa Cuidar Mais é desenvolvido em sete escolas de Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim, com os estudantes do 8º ano. Por abranger uma outra faixa etária, as atividades desenvolvidas são diferentes daquelas da Educação Infantil, envolvendo palestras, atividades didáticas e audiovisuais.

“Os estudantes foram incentivados a observarem e registrarem por meio de vídeos a realidade do entorno de suas comunidades, planejando, em conjunto, ações transformadoras para preservar os recursos naturais e reduzir os impactos ambientais causados por hábitos de consumo excessivo e descarte incorreto de resíduos”, afirma a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.

Após a produção dos vídeos, cada escola escolheu um vencedor para representá-la, sendo os autores contemplados com uma oficina de edição de imagens. O resultado das produções será apresentado no “Cine BRK Sustentável”, previsto para ser realizado no dia 7 de novembro.

Pontos moeda