Geral

Chuva no ES: ocorrências são registradas em diversas cidades capixabas

Há alertas vigentes para risco de movimento de massa em 25 municípios

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Ocorrência registrada na Avenida Maruípe, na capital

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo já resultaram em ocorrências em diversas cidades capixabas, como quedas de árvores, deslizamentos de terra e até aumento no nível de rios. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã deste domingo (25), há alertas para o risco de movimento de massa em 25 municípios.

A maior parte das ocorrências foram registradas na noite deste sábado (24). Em Vitória, houve rolamento de um bloco rochoso no bairro Santa Martha, que obstruiu uma das pistas da Avenida Maruípe. A Guarda Municipal foi até o local para sinalizar a via. Apenas uma faixa ficou liberada.

Também na capital, um movimento de massa atingiu uma casa no Centro (Gruta da Onça), no momento da colisão estavam presentes três pessoas na residência, todos estão bem. A residência e duas edificações próximas foram interditados pela defesa civil municipal, totalizando seis residências interditadas.

Em Viana, houve queda de um muro de contenção próximo a uma residência, no bairro Bom Pastor. A edificação está interditada. Uma pessoa ficou desalojada. No município, foi registrado, ainda, um movimento de massa próximo a uma residência no bairro Primavera. O imóvel foi interditado e duas pessoas desalojadas.

Em Aracruz, foram informados pontos de alagamento de ruas em Barra do Riacho. Em Barra de São Francisco, houve queda de árvore, que interditou parte da estrada no distrito de cachoeirinha, mas a via já foi liberada.

Na cidade de Colatina, parte de uma rua do bairro Perpétuo Socorro foi danificada devido problemas com a drenagem. A tubulação rompeu, danificando o calçamento. Em Fundão, houve pontos de alagamento em Praia Grande. No município, foi informado que o Rio Fundão elevou seu nível, mas não atingiu a conta de transbordo, até a noite de sábado. Também foi informado que o rio elevou seu nível em João Neiva, mas também não atingiu a conta de transbordo.

Alertas

Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, há alertas vigentes com risco de movimento de massa (deslizamento de terra) nos municípios de Fundão, Ibiraçu, Serra, Aracruz, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Marilândia, João Neiva, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Colatina, Afonso Cláudio, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Pancas, Barra de São Francisco, Montanha, Linhares e Nova Venécia.

Também estão videntes avisos meteorológicos dos institutos responsáveis. Segundo o Incaper, até segunda-feira (26), há aviso de nível de atenção devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos.

O Instituto Nacional de Meteorologia informa risco de chuvas intensas, nível perigo, para todo o estado neste domingo. Já o CPTEC informa risco de chuva intensa e acumulado de chuva, nível atenção, para o todo o estado até as 9 horas de segunda-feira.


Pontos moeda