Geral

Loja de Guarapari arrecada doações de cabelo para mulheres em tratamento de câncer

Todas as mechas recolhidas serão destinadas ao instituto ‘Amor em Mechas’, que produz perucas para serem doadas a mulheres no processo de quimioterapia

Foto: Reprodução
Homens e mulheres podem realizar doações. Basta deixar a mecha em uma loja Móveis Simonetti.

A solidariedade para auxiliar mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama se faz presente nas lojas Móveis Simonetti desde 2017. Sempre durante o mês de outubro, a empresa que possui filial em Guarapari realiza a campanha ‘Fios de Carinho’, e qualquer pessoa pode doar mechas de cabelo a partir de 15 cm. A expectativa é que até o dia 31 de outubro, mais de 30 kg de cabelo sejam doados.

Cacheados, lisos, loiros, vermelhos, com química… Qualquer espessura ou cor de cabelo são bem-vindos à urna de arrecadação exposta nas lojas Móveis Simonetti que, em Guarapari fica no bairro Muquiçaba. Ao fim do mês de outubro, todas as mechas recolhidas serão destinadas ao instituto ‘Amor em Mechas’, que produz perucas para serem doadas a mulheres no processo de quimioterapia. “Todos os anos enviamos ao instituto, pois eles fabricam perucas para mulheres em tratamento oncológico e que não têm condições de comprar uma peruca. Aceitamos todos os tipos de cabelos”, explica a gerente da filial de Guarapari, Rubia Rocha.

Com altas expectativas, a loja espera recolher mais de 30 kg de mechas até o fim deste mês. Para isso, contam com a colaboração da sociedade. “Foram arrecadados mais de 80 kg de cabelos até o ano passado. Todas as lojas Simonetti possuem uma urna de arrecadação, pois a ideia é da empresa. Tem bastante gente participando; fizemos parceria com alguns salões que fazem aplicação de mega hair, além de adultos, crianças, que também participam, mas precisamos de mais doações”.

Foto: Reprodução
Rubia Rocha, gerente da loja Móveis Simonetti Guarapari.
“Em 2019 arrecadamos mais de 30 kg de cabelo. Esperamos que este ano tenha mais; queremos bater o recorde” - Rubia Rocha, gerente da loja Móveis Simonetti Guarapari.

Com histórico de câncer de mama na família, para Rubia, a campanha é de extrema importância e pode mudar a vida de muitas mulheres. “Eu fico comovida com o desprendimento da empresa em fazer essa campanha. Minha mãe teve câncer de mama e não é um processo fácil, hoje ela está curada e eu me cuido realizando os exames desde os 35 anos. Tem que se cuidar, se prevenir, se tocar”, orienta.

Para doar uma mecha ou mais partes do cabelos, a loja publicou um vídeo explicativo para quem não quer perder o comprimento capilar, mas deseja fazer parte da corrente solidária. “A pessoa pode doar uma mecha ou o comprimento todo do cabelo, basta ter 15 centímetros de comprimento no mínimo, para ambos. Temos um vídeo explicativo para mulheres cortarem em casa uma mecha na parte de trás, sem aparentar que houve o corte”.

Instituto Amor em Mechas

OBJETIVO

Motivar o espírito solidário entre mulheres que estejam dispostas a doar suas mechas, enfatizando o espirito de solidariedade.

Doar as perucas para pacientes que perderam seus cabelos por causa da quimioterapia ou alopecia, elevando a autoestima e colaborando no tratamento.

Durante os eventos proporcionar a interação entre pacientes de quimioterapia e doadoras de mechas.

JUSTIFICATIVA

Com base nos dados alarmantes do crescimento do câncer no Brasil, tendo em vista a importância de atender as pacientes de quimioterapia no que se refere a perda do seu cabelo, nesse momento tão delicado, consideramos de grande valor esta iniciativa.

PÚBLICO ALVO

Mulheres de todas as faixas etárias com potencial para doação de cabelo.

Pacientes do sexo feminino em tratamento quimioterápico, que perderam seus cabelos.

Mulheres que convivem com a alopecia.

Outros conteúdos explicativos podem ser acompanhados no instagram.

Texto: Larissa Castro

Pontos moeda