Professores do ES vão receber aumento salarial já em novembro
Governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a lei que altera os subsídios do magistério estadual. Retroativo será pago em uma única parcela
Os professores da rede estadual irão receber aumento salarial de até 25% já no pagamento de novembro. A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em suas redes sociais no final da tarde desta quarta-feira (27).
O benefício será retroativo a janeiro deste ano e será pago em uma única parcela já no próximo mês, segundo informou o governo do Estado. Para os professores de carreira inicial no magistério capixaba, o salário passará de R$ 2.154 para R$ 2.700.
O governador sancionou a lei que foi um projeto de iniciativa do próprio Executivo estadual. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa na manhã desta quarta.
"Acabo de sancionar a lei que concede reajuste salarial aos professores. Com isso, o pagamento já poderá ser feito na folha de pagamento. Agradeço o apoio da Assembleia Legislativa na apreciação da matéria", postou o governador.
O reajuste é aplicado com base nas regras do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que prevê que parte da verba seja aplicada nos salários dos professores em atividade.
O secretário de Educação, Vitor de Angelo, na última terça-feira (26), esclareceu que o reajuste vai impactar em todos os pagamento ocorridos em 2021, com exceção do bônus.
"A retroatividade inclui promoção e correção. Tudo o que aconteceu neste ano vai impactado, menos no bônus, pois é referente ao ano passado. No bônus do ano que vem teremos a correção. Não somos obrigados a fazer isso. A lei diz que nossa obrigação é não fazer. Mas fizemos o movimento importante de valorizar a categoria, usando o recurso do Fundeb", afirmou.