Geral

Presas produzem polvos de crochê para bebês internados em Utin

Os bonecos são feitos com linhas e enchimentos antialérgicos, que podem ser esterilizados em autoclave

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Sejus

Mulheres do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) estão produzindo cerca de 40 polvos de crochê para auxiliar o tratamento de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN). 

Os brinquedos serão entregues nesta quinta-feira (10) no hospital, que fica localizado no município da Serra.

Leia também:

> Engenheira morre em acidente com rolo compressor em Macaé

> Moraes autoriza volta do X no Brasil após pagamento de multas

> Horário de verão só será retomado se for "imprescindível", diz ministro

O projeto é desenvolvido com a ajuda da voluntária Rogéria de Aguiar Alvim que explica as funções terapêuticas do brinquedo. 

“Os polvos de crochê recebem o formato do útero e os tentáculos funcionam como acalento para os bebês, assim como o cordão umbilical. O valor terapêutico está nesse processo, de transmitir calma ao bebê, como se ele ainda estivesse no ventre da mãe”, explicou.

No Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) dez internas aprenderam a técnica artesanal para produção dos polvos de crochê. Os bonecos são feitos com linhas e enchimentos antialérgicos, que podem ser esterilizados em autoclave. 

“Os tentáculos dos polvos terapêuticos não podem passar de 22 centímetros, tamanho ideal para os recém-nascidos. A cabeça tem em média 10 centímetros e até os olhinhos dos polvos são bordados com linha. Tudo para não machucar o bebê. Os materiais podem ser esterilizados”.

A interna B.R. é participante da iniciativa e diz que contribuir com o tratamento de crianças da UTIN torna o projeto mais especial.

“Por algum motivo, esses bebês estão na UTIN, sem conseguir ter o aconchego do colo da mãe ou do pai nesse momento. Aprendemos que o polvo de crochê remete principalmente a estar na barriga da mãe de novo, algo que dá calma e conforto para o bebê, e isso traz o sentimento de que estamos participando de um projeto importante. É muito gratificante para nós contribuir com essa iniciativa”, afirmou B.R.

Serviço:

Data da entrega: 10/10 (quinta-feira)
Hora: 11 horas
Local: Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN) - Av. Paulo Pereira Gomes, S/N - Morada de Laranjeiras, Serra – ES.