Geral

Dilma diz que coloca o governo federal à disposição para ajudar o Espírito Santo

Se dirigindo aos capixabas, a presidente, que estava em Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, afirmou estar "extremamente preocupada" com a situação no Estado

Se dirigindo aos capixabas, a presidente afirmou estar "extremamente preocupada" Foto: Arquivo/Divulgação

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, durante entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida, na tarde desta terça-feira (10), que o governo está à disposição para ajudar o Espírito Santo devido a chegada de lama tóxica decorrente do rompimento de uma barragem, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, na última quinta-feira (5).

Se dirigindo aos capixabas, a presidente, que estava em Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, afirmou estar "extremamente preocupada".

"Nós estamos extremamente preocupados porque duas barragens se abriram no Estado de Minas e uma onda de água com lama está chegando no Rio Doce e também hoje nós temos de olhar a situação do Espírito Santo, e o governo federal se coloca inteiramente à disposição", disse.

Antes da solenidade de entrega das unidades habitacionais em São Mateus, o governador Paulo Hartung (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoaram o Rio Doce, quinta maior bacia hidrográfica do País para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados na região.

Leia também:
Menina de cinco anos é a quarta morte confirmada em Mariana
Tragédia em MG: sobreviventes falam do futuro e querem reerguer comunidade
 

Dilma afirmou que acompanha a situação no Estado. "Já estivemos na região em Minas Gerais, vamos agora acompanhar a situação lá no Espírito Santo", falou.

Com informações da TV NBR

“Onda de lama” deve se espalhar e atingir cerca de 10 mil km² do litoral capixaba

Bombeiros do ES em Mariana: três cães do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foram disponibilizados junto com uma equipe de quatro militares para ajudarem nas buscas por corpos e desaparecidos em Mariana. O apoio dos militares capixabas terá início na manhã desta terça-feira (10).Leia reportagem completa.

Apoio federal: o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, colocou à disposição do governo do Estado as ações federais para enfrentar a chegada ao Estado da onda de lama. O assunto foi discutido durante contato telefônico do ministro com o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.Leia reportagem completa.

Hartung sobrevoa o Rio Doce: o governador Paulo Hartung sobrevoou os municípios de Linhares, Colatina e Baixo Guandu, que irão receber lama de rejeitos que castigam o Rio Doce. Hartung esteve reunido com técnicos que trabalham na região. Leia reportagem completa.

Doação de água mineral: o Corpo de Bombeiros arrecadou em Vitória, 1,5 mil litros de água mineral para minimizar os danos às pessoas afetadas pelos resíduos de minérios. A previsão é de que a água comece a ser transportada na quarta-feira (11). Leia reportagem completa.

Samarco intimada: o MPF e o MPES obtiveram decisão liminar que obriga a Samarco, o Iema, a Sanear e o Saae, a adotarem uma série de ações visando à produção e à conservação necessárias para reparação pelos danos ambientais e danos morais coletivos causados no Estado por conta do rompimento das barragens. Leia reportagem completa.