Quase uma semana após decisão da Justiça, mais de 20 escolas estaduais seguem sem aulas no ES
Segundo a Sedu, 25 unidades de ensino da rede estadual foram totalmente desocupadas e 19 retomaram as atividades letivas, mas permanecem com manifestações dentro da unidade
Quase uma semana depois de a Justiça ter determinado o retorno das aulas nas escolas estaduais do Espírito Santo, manifestantes contrários à PEC dos gastos públicos permanecem ocupando 21 unidades de ensino e impedindo a realização de aulas nessas instituições. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nesses locais já estão ocorrendo negociações para que as aulas sejam retomadas.
Ainda segundo a secretaria, 25 unidades de ensino da rede estadual foram totalmente desocupadas e 19 retomaram as atividades letivas, mas permanecem com manifestações dentro da unidade. Nesta segunda-feira (07), as aulas foram retomadas para 45 mil estudantes, de acordo com a Sedu.
Na manhã desta segunda-feira cerca de 30 estudantes com idades entre 12 e 14 anos ocuparam a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Maire (Caic), em Porto Novo, Cariacica, e impediram a entrada de professores e funcionários da unidade de ensino. Por conta disso, não houve aula na instituição nesta segunda-feira.
Apenas alunos do 1º ao 4º ano tiveram aula, mas até o horário do recreio, na tarde desta segunda-feira. Pela manhã, período destinado aos alunos do 5º ao 9º ano, os ocupantes não permitiram o funcionamento do colégio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cariacica, por conta do ato o conselho tutelar foi acionado, com a intenção de manter a integridade dos menores. Representantes da Seme estiveram no local para acompanhar a situação.
Um representante do conselho tutetar condicionou a permanência dos manifestantes na escola à autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis, o que, segundo eles, foi feito.
Em Vitória, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), um pequeno grupo de estudantes do ensino fundamental, em apoio aos alunos do ensino médio, iniciaram há cinco dias a ocupação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, em São José. A unidade de ensino está com as aulas suspensas.
Segundo a secretaria, a ação é assumida por três pais que apoiaram a movimentação dos estudantes. A Seme informou ainda que posteriormente será garantido aos estudantes a reposição dos conteúdos escolares.
Instituições federais
Já a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que, no campus de Goiabeiras, em Vitória, permanecem ocupados 11 prédios. São eles o IC-2, IC-3, IC-4, ED-1, ED-2, Cemuni 2, Cemuni 3, Cemuni 4, Cemuni 5, Cemuni 6 e Educação Física.
Segundo a Ufes, nesses prédios as aulas estão sendo suspensas ou remanejadas para outros espaços, ficando a decisão a critério do professor e do departamento. A forma de reposição das aulas também será definida por cada departamento.
Também estão ocupados os prédios da Reitoria (no qual está impedida a entrada de servidores) e o prédio da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, no norte do Estado.
Ainda segundo a universidade, nesta segunda-feira o acesso ao campus de Alegre, na região sul, foi bloqueado para a entrada de carros, mas a entrada de pedestres permanece liberada.
Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que somente o campus de São Mateus permanece ocupado pelos manifestantes.
Vigília
Em apoio aos manifestantes que ocupam a escolas, em protesto contra a PEC dos gastos públicos, a Paróquia São Pedro do Apóstolo realizou uma vigília, na noite desta segunda-feira, em frente à Escola Viva, em São Pedro, Vitória.
Segundo a organização, o ato contou com a participação de 257 pessoas, entre membros da paróquia e estudantes. A vigília foi celebrada pelo padre Kelder Brandão.
Escolas totalmente desocupadas:
Cariacica
EEEFM Coronel Olímpio Cunha
EEEFM Jesus Cristo Rei
EEEFM João Crisóstomo Beleza
EEEFM Maria De Lourdes Poyares Labuto
EEEFM Professora Maria Penedo
EEEFM Dr Jose Moyses
EEEFM Rosa Maria Reis
EEEFM Sao Joao Batista
EEEFM Saturnino Rangel Mauro
EEEFM Zaira Manhaes De Andrade
EEEFM José Vitor Filho
Serra
EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta
EEEFM Clóvis Borges Miguel
EEEFM Marinete De Souza Lira
EEEFM Mestre Álvaro
EEEFM Nova Carapina
EEEFM Professora Juraci Machado
EEEFM Antonio Peixoto Miguel
EEEFM Romulo Castello
EEEFM Vila Nova De Colares
Viana
EEEFM Maria De Novaes Pinheiro
Vila Velha
EEEFM Florentino Avidos
Vitória
EEEM Arnulpho Mattos
Colatina
EEEFM Conde De Linhares
Piúma
EEEFM Filomena Quitiba
Escolas que retomaram as atividades letivas e permanecem com manifestações dentro da unidade:
Cariacica
EEEFM ALZIRA RAMOS
EEEFM ARY PARREIRAS
Serra
EEEFM CLOTILDE RATO
EEEFM JACARAÍPE
EEEFM PROFESSOR JOÃO ANTUNES DAS DORES
EEEFM PROFESSORA HILDA MIRANDA DO NASCIMENTO
EEEFM SIZENANDO PECHINCHA
EEEFM SERRA SEDE
Vila Velha
EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE
EEEFM FRANCELINA CARNEIRO SETÚBAL
EEEM ORMANDA GONÇALVES
EEEM PROFESSOR AGENOR RORIS
EEEFM SILVIO ROCIO
EEEFM MARCILIO DIAS
Vitória
EEEM IRMÃ MARIA HORTA
CEEMTI SÃO PEDRO
EEEM PROFESSOR FERNANDO DUARTE RABELO
EEEFM DES. CARLOS XAVIER PAES BARRETO
São Mateus
MARITA MOTTA
Escolas com manifestações e em processo de retomada das aulas:
Cariacica
EEEFM THEODOMIRO RIBEIRO COELHO
EEEFM HUNNEY EVEREST PIOVESAN
EEEFM PROFESSOR JOAQUIM BARBOSA QUITIBA
EEEFM PROFESSOR JOSÉ LEÃO NUNES
EEEFM ANA LOPES BALESTRERO
Serra
EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO
EEEFM ELICE BAPTISTA GAUDIO
EEEFM FRANCISCA PEIXOTO MIGUEL
EEEFM PROFESSOR JOÃO LOYOLA
EEEFM ZUMBI DOS PALMARES
EEEFM D JOAO BATISTA DA MOTTA E ALBUQUERQUE
EEEFM MARIA OLINDA
Viana
EEEFM NELSON VIEIRA PIMENTEL
EEEFM EWERTON MONTENEGRO GUIMARÃES
EEEM IRMÃ DULCE LOPES PONTE
Vitória
COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
EEEFM AFLORDÍZIO CARVALHO DA SILVA
EEEFM ALMIRANTE BARROSO
EEEM PROFESSOR RENATO JOSÉ DA COSTA PACHECO
EEEFM MARIA ORTIZ
EEEFM ELZA LEMOS ANDREATTA