Geral

Alegre é considerada a melhor cidade do Caparaó para investir

A avaliação é feita pela plataforma IAN, que surgiu como apoio aos gestores municipais, para que eles possam balizar o trabalho e tornar o município atrativo a novos negócios

Foto: Divulgação

Lançado nesta semana, a ferramenta inédita no estado, o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), analisou os quatro eixos que compõe a base de dados para avaliação dos municípios capixabas com melhor ambiente para promoção de negócios no Espírito Santo. IO eixos avaliados foram: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal.

O município de Alegre recebe destaque no IAN diante dos municípios da região do Caparaó Capixaba, se tornando o município com a melhor avaliação de acordo com os critérios pesquisados.

No ranking dos municípios com melhores condições de investimento, Alegre ocupa a 18º posição no estado. “É uma alegria saber que estamos colhendo o fruto de três anos intensos de trabalho para alavancar a economia da nossa cidade. Não temos medido esforços para dar condições de fortalecimento para os novos empreendimentos”, explica o prefeito de Alegre, José Guilherme.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, avalia que o resultado é um reflexo do trabalho realizado através da Sala do Empreendedor de Alegre, considerada uma das três melhores Salas do Espírito Santo.

“Municipalizamos o licenciamento ambiental, estamos reformulando todo o Plano Diretor Municipal e criando ferramentas que oportunizam a melhoria do ambiente de negócios e que melhoram a competitividade de mercado no município, e toda essa cadeia de trabalho nos coloca em um bom lugar para se investir. Nos últimos três meses, fomos procurados por dois grupos empresariais que estão com projeto pronto para instalarem empreendimentos grandes em Alegre, isso é reflexo de todo esse trabalho realizado ao longo destes três anos”, completa Rodrigo.

Pontos moeda