Geral

Expectativa de vida dos idosos no ES é maior do país; taxa de mortalidade infantil é a menor

Os dados fazem parte da Pesquisa Tábua da Mortalidade, divulgada nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

No Espírito Santo, uma pessoa idosa que completasse 65 anos em 2018 teria a expectativa de vida de mais 20,4 anos, a maior do Brasil. Os dados fazem parte da Pesquisa Tábua da Mortalidade, divulgada nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mesmo ano, uma pessoa nascida no estado capixaba tinha expectativa de viver, em média, até os 78,8 anos, segunda maior expectativa de vida do país. No Brasil, a expectativa de vida ao nascer subiu para 76,3 anos em 2018. A maior expectativa de vida foi encontrada em Santa Catarina (79,7 anos) e a menor, no Maranhão (71,1 anos).

De acordo com os dados da pesquisa, em 2018, as maiores probabilidades de sobrevivência entre os 60 e 80 anos de idade, tanto para os homens quanto para as mulheres, foram encontradas no Espírito Santo, onde a cada mil homens, 576 sobrevivem na faixa etária. Para mulheres, o número é ainda maior: 719 por mil.

Também é no Espírito Santo onde foi encontrada a menor taxa de mortalidade infantil entre os estados. Em média 8,1 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos.

Essas e outras informações estão disponíveis nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2018, que apresentam as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos.

Pontos moeda