Geral

Serra prepara plano de ação para chegada de óleo em praias do município

O monitoramento ostensivo das praias, rios e lagoas do município já está sendo realizado pela Semma em conjunto com a Defesa Civil

Foto: TV Vitória

A Prefeitura da Serra se mobiliza e prepara um plano de ação para a possível chegada de óleo nas praias do município. Um comitê, composto por diversas secretarias, foi formado para atuar de forma preventiva.

O monitoramento ostensivo das praias, rios e lagoas do município já está sendo realizado pela Semma em conjunto com a Defesa Civil. Se for avistado algum material oleoso, ele será recolhido pelas equipes e enviado para análise junto à Marinha, como está previsto no protocolo de limpeza de praias.

Se for constatado que o material é o mesmo que vem contaminando as praias brasileiras, os comitês de gestão de crise estadual e federal serão acionados e as equipes de limpeza da Sese entrarão em ação, realizando o isolamento do local durante os procedimentos e acondicionando o material em recipiente adequado.

A equipe de limpeza já foi devidamente treinada e utilizará equipamentos de segurança para evitar o contato com a substância tóxica. Em treinamento realizado pelo Iema, Ibama e ICMBio na última semana, as equipes foram instruídas a armazenar o óleo encontrado em recipientes de alumínio ou vidro, sempre evitando o plástico.

O material recolhido será encaminhado para uma empresa na Grande Vitória, que dará o devido descarte.

A Prefeitura da Serra também vai disponibilizar à população um número de telefone que funcionará 24 horas por dia para receber denúncias de manchas de óleo no litoral. Os moradores ou turistas que avistarem óleo nas praias podem ligar para (27) 99812-6040. Para comunicar o avistamento de animais com óleo, o público deve ligar para 0800-039-5005.

Pontos moeda