Geral

Voluntárias da Apae de Venda Nova voltam a se reunir presencialmente

As atividades presenciais estão sendo retomadas após serem suspensas devido à Covid-19

As 55 voluntárias da Associação das Voluntárias da Apae de Venda Nova do Imigrante (Avapae) voltaram a trabalhar em grupos pequenos, de cinco a seis pessoas, a partir de 14 de setembro. “Aos poucos, outras estão participando das reuniões realizadas às segundas-feiras, de 13 às 16 horas”, conta Maria Tereza Falchetto Bazoni, presidente da Avapae de Venda Nova do Imigrante. “No período de pandemia da Covid-19 suspendemos os trabalhos e muitas buscavam o material que precisavam, como linha, tecidos e outros itens, e levavam para casa, contou Maria Tereza.

Foto: Divulgação
As voluntárias da Avape voltaram a trabalhar presencialmente em grupos pequenos

A Avapae é uma entidade beneficente que atua dando apoio à Apae em Venda Nova e passou a existir oficialmente em 2006. Maria Tereza diz que “o objetivo foi angariar fundos para dar suporte à Apae. Fazemos bordados, crochê, bazar e a dona Jutta Batista ajudou muito a Avapae”, explica ela, acrescentando que, em Venda Nova, as lojas com estoque antigo já têm o hábito de doar para a Avapae. “Colocamos um preço simbólico e vendemos esses produtos no bazar. Com recursos da venda de nossos produtos compramos tecidos como linho, percal, algodão e os transformamos em peças bordadas”, diz a presidente. A instituição, segundo ela, também recebe recursos da Afepol, entidade que organiza a Festa da Polenta.

A Avapae atende, sempre que possível a todas as solicitações, por ofício, da Apae. “Nós voluntárias já ajudamos a mudar o telhado da Apae, a colocar a manta para melhorar a acústica da quadra de esportes e a instalar a energia solar. Fornecemos o pão das crianças e custeamos o neurologista, tudo como doação para a Apae. Se precisam de óculos, fazemos a doação. Se precisam de colchão, exames, solicitam e nós fornecemos”, diz Maria Tereza.

Foto: Divulgação
As voluntárias fazem bordados, crochê, bazar e angariam recursos para auxiliar à Apae de VNI.

Segundo ela, a história da Avapae teve início com a criação da Apae de Venda Nova do Imigrante, há mais de 30 anos. “Naquela época, havia muitas crianças que precisavam de atendimento e era necessário o deslocamento até Castelo. A Prefeitura local, então, deu o apoio necessário para a iniciativa de se instalar a Apae em Venda Nova. As mães traziam as crianças e ficavam sem atividade. Foi organizado um clube de mães e, com o crescimento, em 2006 foi criada a Avapae”, conta.

A Avapae funciona no segundo andar do prédio da Apae em Venda Nova do Imigrante, à Rua Egídio Zandonade, 90, no bairro Bananeiras. 

Pontos moeda