Geral

Asteroide estudado pela Nasa pode atingir a Terra; saiba quando

Agência espacial americana acredita que ele pode conter moléculas que estavam presentes quando a vida se formou pela primeira vez na Terra

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / NASA

O asteroide conhecido como Bennu, de quase 380 metros de altura, pode atingir a Terra, segundo pesquisadores. Ele foi descoberto em 1999 e é estudado pela Nasa desde 2016.

Segundo a agência espacial americana, Bennu foi formado há mais de 4,5 bilhões de anos. Por isso, a Nasa acredita que ele pode conter moléculas que estavam presentes quando a vida se formou pela primeira vez na Terra.

LEIA TAMBÉM:

Polícia apreende mais de 8 mil litros de azeite no ES sob suspeita de ser óleo misto

O que está sendo proposto sobre o fim da escala de trabalho 6x1

Mulher é espancada pela namorada na frente da filha de 3 anos e da mãe no ES

O asteroide se aproximou do planeta por conta de puxões gravitacionais de outros corpos celestes e do efeito Yarkovsky, um leve empurrão criado quando o asteroide absorve a luz solar e reemite essa energia como calor.

O nome Bennu foi dado em 2013 por um menino, que venceu uma competição na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ele afirmou que as características do asteroide pareciam com Bennu, uma antiguidade egípcia ligada ao sol.

Para analisá-lo, foi criado o projeto OSIRIS-Rex em 2016, quando um satélite foi lançado para colher os dados. Segundo um órgao da Nasa, Bennu é considerado potencialmente perigoso.

A revista Science Direct, publicou uma pesquisa que calcula quando a rocha pode se colidir com a Terra, baseado nos dados da OSIRIS-Rex. 

A publicação aponta que a maior probabilidade de isso ocorrer será no dia 24 de setembro de 2182. Porém, a chance é de um em 2.700.

*Com informações do portal R7