VÍDEO | Cães vivem em lixão na Serra e moradores pedem ajuda
Moradores do bairro Jardim Limoeiro se mobilizaram para tentar ajudar os animais e pedem apoio da prefeitura
Quatro cães foram encontrados abandonados em um terreno baldio em Jardim Limoeiro, no município da Serra.
Os animais foram encontrados por moradores da região que, preocupados com a situação, acionaram o Programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca), da Prefeitura da Serra. Vídeos recebidos pela equipe da TV Vitória/Record mostram os cães abandonados no terreno baldio.
LEIA TAMBÉM:
Justiça do ES manda soltar enteado que matou padrasto para defender a mãe
FOTOS | No Dia Nacional da Cultura, uma celebração à cultura capixaba
O que é upskirting? Tipo de importunação sexual é aprovado como crime em projeto de lei
Talita Arpini é moradora da região e contou que ficou sensibilizada ao descobrir a situação de abandono.
"Eu tomei conhecimento do caso na última quinta-feira (31) e, depois disso, a gente sensibilizou alguns moradores para ficar revezando e fazendo a alimentação deles. Devido às chuvas estarem muito fortes, ficamos mais preocupados ainda", disse.
A moradora também disse que uma cadela está machucada e não permite que ninguém chegue perto.
"Quando a gente percebeu que a cadela, que é a mãe de alguns animais, estava com a pata quebrada, isso deixou a gente mais comovido ainda. E é uma cadela que não é aqui do bairro, porque a gente conhece os cachorros que são daqui", disse Talita.
VEJA VÍDEO:
Os moradores entraram em contato com o Programa Arca para que fosse feito o recolhimento, mas foram informados que os próprios moradores teriam que levar os animais para o local.
"A programa informou que, infelizmente, não conseguem fazer o resgate, que a gente tem que pegar e levar para o rancho onde fazem o cuidado, mas apenas da mãe. A grande dificuldade nossa é pegar a cadela porque, como ela está machucada, está muito arisca, não deixa a gente chegar perto", contou Talita.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra orienta que, se o animal está gravemente ferido, é preciso que uma imagem seja encaminhada ao programa Arca para avaliação de resgate. A secretaria informou ainda que os telefones do serviço são (27) 98166-0447 e 3291-2399.
Já a Secretaria de Serviços da cidade informou que vai enviar uma equipe para avaliar a situação e a possível limpeza do local.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record