Geral

Superlua e chuva de meteoros deixam o céu mais iluminado hoje à noite no Espírito Santo

O diretor do planetário de Vitória informou que todo ano esse fenômeno acontece nesse período, no início de dezembro. O fenômeno é esperado às 21 horas

O brilho da lua pode prejudicar a visão da chuva de meteoros Foto: ​Divulgação

Um céu com mais brilho é esperado para a noite desta terça-feira (13) no Espírito Santo. Isso porque uma chuva de meteoros deve surgir, junto com uma Superlua, para ser apreciada. De acordo com o professor de física e astronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor do planetário de Vitória, Sérgio Bisch, todo ano esse fenômeno acontece nesse período, no início de dezembro. 

Ainda de acordo com o professor, a lua em tamanho maior deve ocorrer por volta das 21 horas. “Ela passou pelo perigeu (ponto de sua órbita mais próximo da Terra), na última segunda-feira (12), às 20:27 horas (horário de Brasília). Devido a essa coincidência - Lua Cheia passando próximo do perigeu - ela é chamada de Superlua, porque seu tamanho aparente fica um pouco maior”, explicou.

Segundo diretor do planetário de Vitória, nos dias 13 e 14 de dezembro costuma acontecer o pico da chuva de meteoros denominada "Gemínidas", "Geminidas" ou "Geminídeos". “Porque tem o radiante (ponto de onde os meteoros parecem surgir) na constelação de Gêmeos”, disse.

Bisch destacou que não dá para ficar com uma expectativa muito grande para ver o fenômeno a olho nu, mas se a pessoa observar o céu em um local longe da poluição luminosa seria mais fácil. “Só que a Superlua prejudicará fortemente a visão da chuva de meteoros, pois o céu fica muito claro, devido ao brilho da lua, e não é possível ver os meteoros de brilho mais fraco”, afirmou.