Geral

Retrospectiva 2019: os impactos na natureza no Brasil e no mundo

O conteúdo segue sendo publicado até o dia 30 de dezembro, destacando o Espírito Santo, o Brasil e mundo sob os mais diversos enfoques

Foto: Reprodução

Em sequência à retrospectiva 2019 do Folha Vitória, o tema desta quarta-feira (25) são os impactos na natureza. Os 12 principais assuntos que foram destaques neste ano, abordando extremos entre recordes de frio e calor, chuva e seca, tragédias ambientais, desastres naturais e temas polêmicos.

Ao todo, serão 12 temas (uma alusão aos 12 anos do Folha Vitória), com as notícias mais relevantes de cada editoria. O conteúdo segue sendo publicado até o dia 30 de dezembro, destacando o Espírito Santo, o Brasil e mundo sob os mais diversos enfoques: polícia, trânsito, esportes, mobilidade urbana, entretenimento, saúde, clima, economia e política, entre outros.

Confira o conteúdo que está sendo preparado. Basta acessar o Instagram oficial do jornal online: @folhavitoria.

Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória

BRUMADINHO

Uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), se rompeu e resultou na morte de mais de 200 pessoas. As buscas ainda continuam e 16 pessoas seguem desaparecidas

ÓLEO NO NORDESTE

Praias de todos os estados da região Nordeste do Brasil foram atingidos por manchas de óleo. Voluntários e agentes trabalharam na limpeza dos locais para minimizar os impactos

ÓLEO NO ESPÍRITO SANTO

Praias capixabas também foram atingidas por fragmentos de óleo. O primeiro registro foi em Guriri, São Mateus. A proporção em águas do Espírito Santo foi menor do que no Nordeste.

RIO DOCE - 4 ANOS PÓS TRAGÉDIA EM MARIANA

Quatro anos depois, moradores das cidades capixabas por onde passa o Rio Doce ainda enfrentam as consequências do rompimento da barragem de Mariana, ocorrida em 2015

SECA NO ESPÍRITO SANTO

A falta de chuvas levou prejuízos para os produtores rurais da região serrana e do noroeste do Espírito Santo. Houve racionamento de água em diversas localidades e cidades decretaram situação de emergência.

CALOR NO ESPÍRITO SANTO

Sol e muito calor fizeram com que diversas cidades capixabas, do Brasil e do mundo registrassem recordes de calor. No Sul do Espírito Santo, houve dias com sensação térmica de 48º C

FRIO CAPIXABA

O inverno também registrou baixas temperaturas. Domingos Martins, um dos destinos mais procurados por amantes do frio, chegou a marcar cerca de 7 ºC.

CHUVAS DE NOVEMBRO

Chuvas intensas atingiram o Espírito Santo em novembro, deixando muitas pessoas fora de casa. Entre os mortos, pai e filho foram vítimas do desabamento de uma casa em Santa Leopoldina.

O MAR EM RESSACA

A fúria do mar provocou estragos e causou mortes no Espírito Santo. Um trecho da rodovia ES-060, em Guarapari, ficou destruído. Houve danos em orlas de outras cidades do litoral.

TERREMOTOS

Fortes terremotos atingiram diversas localidades do mundo, entre elas, Indonésia, Albânia e, mais recentemente, nas Filipinas, onde quatro mortes foram registradas.

TUFÃO

Uma pessoa morreu e ao menos 51 ficaram feridas durante a passagem do tufão Hagibis pelo Japão. O homem foi encontrado morto dentro de um carro, que foi virado de cabeça para baixo pelos ventos.

ERUPÇÃO

Erupções vulcânicas foram registradas na Itália, na Nova Zelândia e em outras partes do mundo. Houve mortes e feridos. Entre as vítimas, estavam brasileiros.

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Um dos assuntos mais debatidos no ano foi a situação da Amazônia. Houve aumento nas queimadas e os focos atingiram quatro estados brasileiros e dois países vizinhos ao Brasil.

Pontos moeda