Geral

SAMU poderá ser implantado em Colatina em 2019

Colatina terá até o final deste ano de 2019 para aderir ao programa

Foto: internet

Um serviço que há muito tempo é uma reivindicação dos colatinenses pode se transformar em realidade em pouco tempo: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu).

A parceria será com o Governo do Estado que trouxe a proposta em reunião recente com secretários de saúde de diversos municípios capixabas.

Colatina terá até o final deste ano de 2019 para aderir ao programa, mas segundo as informações a decisão já está tomada favoravelmente.

O município tem uma grande demanda neste tipo de serviço em razão dos muitos acidentes que ocorrem nas vias da cidade e interior.

Atualmente essa função fica a cargo do Resgate do Corpo de Bombeiros, que anda sobrecarregado, uma vez que a Corporação presta atendimento não apenas a Colatina,mas em outras cidades das regiões norte e noroeste do Estado.

A Prefeitura de Colatina não teria condições de custear sozinha com os gastos gerados por um serviço que necessita de uma estrutura como a do SAMU, entretanto com a parceria do Governo Estadual passou a ter condições para implantá-lo.

A Central do SAMU permanecerá em Vitória, mas as cidades que aderirem ao convênio com o Governo do Estado, como Colatina, terão no município as ambulâncias equipadas para atender a população bem como seus respectivos profissionais.

A demanda em Colatina é muito grande. Estudo feito no Hospital Sílvio Avidos constatou que 86 por cento das internações estão no setor de traumatologia, e a necessidade de ambulâncias para atender casos em comunidades não derivados de traumas também é alto.

Pontos moeda