Geral

Falta pouco! Confira programação para saudar 2023 nas praias de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Serra

TV Vitória e Folha Vitória vão transmitir ao vivo a queima de fogos e show de luzes no céu na Capital, em Vila Velha e na Serra; confira regras para as festas no litoral

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória


Foto: Érico Miranda/PMVV

Queima de fogos com show de luzes no céu, shows musicais de diversos ritmos e descontração à beira-mar. Falta menos de cinco horas para a chegada do Ano Novo e as cidades da região metropolitana já prepararam suas praias para receber 2023.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Quem não puder estar com o pé na areia poderá acompanhar o show pirotécnico ao vivo pela TV Vitória e no jornal online Folha Vitória, que vão transmitir a contagem regressiva da capital, de Vila Velha e da Serra. 

Confira as atrações de cada prefeitura e as regras para uso da praia para o Réveillon em cada cidade:

Vitória

A Prefeitura de Vitória anunciou as atrações do Réveillon 2023 com show nacional do grupo Olodum na contagem regressiva na Praia de Camburi e show de fogos de artifício com duração de 20 minutos.

Além do palco armado na principal praia da capital, haverá ainda palcos com shows de artistas locais e queima de fogos em Santo Antônio e na Ilha das Caieiras.

>> Shows e queima de fogos: veja o que as cidades do ES terão no Réveillon 2023

De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a garantia é de que esta será a maior festa de ano novo que a cidade já teve, com dois dias de festa com atrações nacionais e locais, com a arte e cultura capixabas contempladas nas programações. 

"Vitória espera os capixabas e turistas na sexta e no sábado, só escolher entre a Praia de Camburi, a orla de Santo Antônio ou a Ilha das Caieiras. Venham se divertir com a família e amigos, com muita paz e tranquilidade. Esse é o Réveillon do reencontro e uma grande festa para todos. A queima de fogos vai ser algo que vai emocionar a todos que estiverem presentes. Venha conosco se divertir, tenho certeza que vai ser uma festa magnífica", reforçou.

Os fogos serão da linha de baixo ruído, segundo informou Marcus Gregório, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

"Foi um dos pré-requisitos que utilizamos para contratação da empresa. Queremos garantir um lazer para a população, mas causando o mínimo de impacto de poluição sonora que certamente é prejudicial principalmente para pessoas acamadas, idosos, pessoas com autismo e animais de estimação", explicou.

Outra novidade é que haverá, na avenida Dante Micheline, uma área reservada para uma praça de alimentação com food trucks. Ficará entre os quiosques K6 e K7.

Balsas

Praia de Camburi: serão duas balsas grandes e três balsas menores.
Localização: estarão atracadas na direção da Adalberto Simão Nader.
Show pirotécnico com duração de 20 minutos.
Jardim Camburi: serão uma balsa grande e duas balsas menores.
Localização: estarão atracadas na direção do Parque da Vale.
Show pirotécnico com duração de 20 minutos.
Santo Antônio: será uma balsa média.
Localização: estará atracada na direção da Rodovia Serafim Derenzi.
Show pirotécnico com duração de 08 minutos.
Ilha das Caieiras: será uma balsa média.
Localização: estará atracada na direção da Praça Dom João Batista.
Show pirotécnico com duração de 08 minutos.

Limpeza

Equipes da Central de Serviços começarão a atuar a partir das 05h, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023 para garantir a limpeza dos pontos.

Banheiros químicos

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Central de Serviços vão disponibilizar 450 banheiros químicos, que estarão em pontos estratégicos nos dias 30 e 31. Serão 400 em Camburi, 25 em São Pedro e 25 em Ilhas das Caieiras

Alimentação

Para quem quiser degustar comidas e bebidas, na Praia de Camburi, haverá uma praça de alimentação, além de Food Truck´s, que estarão localizados no bolsão entre os quiosques K6 e K7.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá todo o efetivo envolvido na Operação Réveillon. Nos locais onde haverá shows e queima de fogos, os agentes estarão posicionados, seja nas interdições, seja em pontos estratégicos, atendendo segurança pública e viária.

Vão participar da operação, agentes dos grupamentos de Trânsito, de Proteção Comunitária, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupamento Tático Operacional (GTO).

As equipes serão abastecidas com informações da Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom), que controla as câmeras espalhadas pelo município, além do reconhecimento facial.

As regiões dos eventos terão também patrulhamento preventivo e ostensivo, com uso de viaturas.

Também haverá equipes do Salvamar (salvamento marítimo) em três pontos de Camburi.

Ambulâncias

A preocupação com a saúde e o bem-estar da população também faz parte dos festejos. Serão disponibilizadas seis ambulâncias (três de suporte básico e três de suporte avançado), sendo quatro ambulâncias nos pontos da Praia de Camburi, uma em Santo Antônio e uma na Ilha das Caieiras.

As três ambulâncias de suporte avançado serão compostas por equipe com motorista, socorrista, médico e enfermeiro.

Saúde

As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7 às 19 horas.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III; e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, no bairro Praia do Suá, manterão o plantão 24 horas.

As equipes serão reforçadas para garantir agilidade no atendimento aos munícipes.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, localizado na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.

Trânsito

A avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, estará totalmente interditada no sentido Jardim Camburi, das 20h30 de sábado (31) até as 3 horas de domingo (1º de janeiro de 2022). No sentido Centro, a interdição será das 21h30 do dia 31 às 3 horas do dia 1º.

>> Ano Novo: veja quais vias serão interditadas em Vitória

O trânsito no sentido Jardim Camburi será desviado pelas seguintes vias: Anísio Fernandes Coelho, Hugo Viola, Des. Dermeval Lyrio, Rosendo Serapião de Souza Filho e Adalberto Simão Nader, seguindo itinerário normal. 

Já no sentido Praia do Canto, será desviado pelas seguintes vias: Dra. Zilda Arns, Adalberto Simão Nader, Rosendo Serapião de Souza Filho, Des. Dermeval Lyrio, Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho, seguindo itinerário normal.

Em Jardim Camburi, também a avenida Dante Michelini, entre as ruas Carlos Martins e José Celso Cláudio, no sentido Atlântica Parque, estará totalmente interditada das 21h30 de sábado (31) até as 3 horas de domingo (1º). O trânsito será desviado pelas ruas Gelú Vervloet dos Santos, Carlos Martins e demais vias adjacentes.

Tendas

As inscrições para reservar espaço para montagem de tendas na praia de Camburi, estão esgotadas

De acordo com a Prefeitura de Vitória, as reservas se esgotaram em menos de quatro dias. Ao todo, foram disponibilizadas 513 áreas de 25 metros quadrados cada.

Regulamento

Para quem conseguiu reservar o espaço, a montagem das tendas deverá ocorrer a partir das 18 horas do dia 30/12/2022 (sexta-feira) até as 16 horas do dia 31/12/2022 (sábado)

A desmontagem deverá ser feita obrigatoriamente até as 18 horas do dia 01/01/2023 (domingo).

Vale ressaltar que o aluguel, montagem e desmontagem das tendas serão de responsabilidade do requerente e que é indispensável que cada tenda tenha um recipiente para armazenamento do lixo produzido.

Além disso, não serão permitidas a reserva e a demarcação do espaço com utilização de cordas, fitas, cercas ou qualquer outro tipo de material. Somente será permitida uma tenda por requerente e o agrupamento de, no máximo, duas áreas.

Também não será permitida a utilização das tendas para fins mercantis, sob pena de sanções legais.

A fiscalização municipal poderá exigir a apresentação da devida autorização, que deverá ser apresentada em meio digital ou impresso pelo responsável, no local da instalação da tenda.

Vila Velha

A virada de ano em Vila Velha vai contar com 14 pontos de fogos de artifícios. Serão 10 balsas, sendo cinco fundeadas entre a Praia da Costa e Praia de Itapuã (da rua Lúcio Bacelar à rua Santa Catarina) e outras cinco na Praia de Itaparica (do Bob's à Praça dos Ciclistas). Todas as balsas vão ficar a uma distância de 400 metros da faixa de areia.

Foto: Comunicação PMVV

Outros quatro pontos de queimas de fogos serão em Ponta da Fruta (Praia da Baleia), Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu. Nesses locais, os artefatos pirotécnicos estarão em terra, com duração de oito minutos de detonações.

Os fogos terão o mínimo de ruído possível, para não estressar pessoas com autismo e animais domésticos. 

O prefeito, Arnaldinho Borgo, disse que tudo foi preparado para ser um espetáculo inclusivo, com pouco barulho e para as famílias.

“Teremos um espetáculo no céu da cidade, com muita tecnologia, baixo ruído e voltado para as famílias. Pensamos nas pessoas com sensibilidade sonora, nos animais domésticos, mas para que moradores e turistas acompanhem tudo com emoção. Sem dúvida será o Réveillon mais bonito do país, com 15 minutos, alcance de 250 metros de altura e 14 mil disparos de luzes e efeitos visuais”, antecipou.

Ainda para a autoridade do Executivo municipal, o espetáculo não será só para quem é canela-verde. 

"Foi preparado com muita antecedência. Serão 15 minutos intensos de queima de fogos, em um céu colorido, em que aparecerão caras felizes, corações e estrelas. Além disso, bombas vão soltar rojões a 250 metros de altura. Vai ser melhor do Brasil e até o Rio de Janeiro vai ficar no chinelo. Vila Velha já é referência. A msm empresa que faz nosso espetáculo, faz o de Balneário Camboriú e Copacabana", disse.

Segundo Borgo, são esperadas 500 mil pessoas visitando o litoral vilavelhense. Para isso, foi feito um planejamento de segurança, com 120 guardas municipais, 28 viaturas e dez motos patrulhas. Em termos de banheiros, haverá 89 espalhados, garantindo conforto dos foliões.

"Não teremos atração musical, já que em nosso município é proibido para evitar brigas e violência. Também não permitimos fogos particulares. Ano passado já tivemos a melhor queima de fogos do Estado e, por conta disso, nossa rede hoteleira está 100% ocupada", acrescentou. 

O governo do Estado disponibilizará, no município, vinte e cinco ônibus extras para quem quiser participar da festa, a partir das 20h30. "Frisamos que tenda não é permitida na areia, nem som alto. Os quiosques poderão funcionar até 2h da manhã no máximo. Buscamos fazer o réveillon da família", frisou. 

Detalhes sobre os fogos

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Junior, “a queima de fogos vai durar aproximadamente 15 minutos, com milhares de disparos pirotécnicos distribuídos entre bombas de alto, médio e de baixo alcance. Com esta marca, Vila Velha vai ter o maior espetáculo pirotécnico do Estado e um dos maiores do Brasil. Somente as balsas vão cobrir mais de 6 km de detonações pirotécnicas”.

O público vai conferir artefatos pirotécnicos de desenhos com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos e carinha feliz, além de efeitos múltiplos que formam desenhos conjugados de vários anéis, de círculos com cascata, estrelas cadentes e fogos que simulam discos no céu.

Infraestrutura

A queima vai se iniciar à meia-noite em ponto, comandada por um ponto estratégico central em terra, onde se utiliza uma tecnologia moderna via GPS, que monitora e aciona cada uma das 10 balsas à distância.

Para este grande evento pirotécnico, serão utilizadas dez balsas, três rebocadores de grande potência, lanchas rápidas, tubos de fibra para acoplamento, equipamento eletrônico para gerenciamento dos disparos, muques e empilhadeiras para montagem e desmontagem e uma equipe de 12 pirotécnicos e profissionais da área naval.

Serra

A contagem regressiva para a chegada de 2023 na Serra vai acontecer na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, neste sábado (31).

A festa está garantida com muita música e, é claro, a tradicional queima de fogos.

Tudo começa às 21h, com show da banda Agitaê, que, à meia noite, puxará a contagem para um show pirotécnico com duração de 15 minutos.

Confira todos os pontos de queima de fogos:
Jacaraípe - acontecerá o tradicional show pirotécnico no píer da Praça Encontro das Águas, com duração prevista de 15 minutos. Antes, tem show musical com a banda Agitae, a partir de 22 horas
Bicanga - acontecerá show pirotécnico em um ponto da praia, com duração prevista de 10 minutos. Antes, tem show musical com a banda Samba Diverso, a partir de 22 horas
Nova Almeida - acontecerá show pirotécnico em um ponto da praia, com duração prevista de 10 minutos.
Manguinhos - acontecerá show pirotécnico em um ponto da praia, com duração prevista de 10 minutos. 

Ano novo na orla

Não estão programadas atividades municipais nas orlas da Serra, mas é permitida a utilização do espaço e o uso de tendas.

Trânsito

No dia da virada, o trânsito do município não sofrerá alterações, e nenhuma via será interditada, mas a Prefeitura da Serra garante o patrulhamento será reforçado, com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Operações de Trânsito.

Ocupação da Praia

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, através do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas, informa que, apesar da Prefeitura da Serra contribuir com a gestão e fiscalização da orla, a questão da ocupação e de pagamento é de responsabilidade da SPU, considerando que ainda não foi feita a transferência da gestão da orla para o município.

Guarapari

O Réveillon de Guarapari, principal balneário turístico do Espírito Santo, promoverá queimas de fogos nas orlas de quatro praias do município. A principal delas será na Praia do Morro, que contará com quinze minutos de show de luzes.

De acordo com a prefeitura, por meio da Secretaria de Empreendedorismo, Turismo e Cultura (Setec), não haverá programação cultural. A queima de fogos acontecerá também nas orlas de Setiba, Centro e Nova Guarapari. A previsão é de seis a oito minutos nestas praias.

Para a instalação de tendas, os interessados devem abrir processo na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), com documentos pessoais, requerimento padrão para colocação e uso de tenda na praia, além de informar um ponto de referência e praia desejada.

Serviço:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag)
Endereço: Rua Benedito Rosa, Nº1133, Itapebussu;
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.