Geral

Arnaldinho: "Vila Velha espera mais de 1 milhão de pessoas no Ano Novo"

Prefeito destacou que a cidade vai ter 14 minutos de queima de fogos, divididos em 16 pontos ao longo dos 32 km da orla canela-verde

Julia Camim

Redação Folha Vitória
Foto: Everton Thiago e Antonio Oliveira
Festa de Ano Novo em Vila Velha terá 14 minutos de queima de fogos.

"Vila Velha está preparada e espera receber mais de um milhão de pessoas nesta virada de ano", afirma o prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo (Podemos).

Em entrevista para o ES no Ar, da TV Vitória, nesta quinta-feira (26), ele declarou que, "pelo quarto ano consecutivo (a gestão) tem se organizado para atrair um número maior de turistas e visitantes" na virada: "Nós fizemos um investimento para ter a melhor e mais bonita queima de fogos do Brasil".

"Nós estamos com quase 100% de ocupação hoteleira na nossa cidade. Nos últimos 3 anos chegamos a 100% e eu não tenho dúvida de que neste ano também chegaremos, movimentando a economia local", acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

> ES recebe alerta de chuvas intensas na região Sul; veja lista das cidades

> Médico, enfermeira, paciente e motorista de ambulância morrem em acidente

> Motorista embriagado avança semáforo e provoca acidente em Cariacica

Ao todo, serão 14 minutos de queima de fogos na cidade, divididos em 16 pontos ao longo dos 32 km da orla canela-verde.

"Entre a Praia da Costa, Itapoã e Praia de Itaparica serão 12 balsas responsáveis por fazer um show pirotécnico lindo. Mas também teremos 4 pontos na areia da nossa orla: Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Ponta da Fruta e Nova Ponta da Fruta", explica o prefeito.

Foto: Adessandro Reis/ PMVV
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha.

"E esse ano nós temos inovações. Serão oito torres de DJs, com LED e muito som para quem estiver na nossa orla curtir uma virada de ano maravilhosa". A festa começa às 20h do dia 31 de dezembro e acaba à 0h40. 

Os mais de 6 mil fogos de artifício utilizados no Réveillon da cidade serão de baixo ruído e alcançam até 250 metros de altura e 150 metros de largura. Eles vão formar desenhos de coração, estrelas, círculos e emojis.

Esquema de segurança

"A cidade de Vila Velha já vem debatendo com os operadores de segurança o nosso Réveillon e o nosso Carnaval há mais de um mês, principalmente aqui na prefeitura, onde a gente faz reuniões mensais com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública", assegurou Arnaldinho.

O esquema para garantir a tranquilidade de quem vai curtir a festa mobiliza a Guarda Municipal e as demais forças de segurança pública.

"Serão 160 guardas municipais, que estarão de 19h às 7h com 35 viaturas empenhadas. Sem contar também a Polícia Militar, que vai estar presente com efetivo maior, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros", disse.

Inclusão: autistas recebem abafadores

O mandatário de Vila Velha também citou o esforço para garantir que a festa de Ano Novo do município seja proveitosa para todos. Para isso, estão sendo distribuídos abafadores de ruído para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"A gente quer fazer uma virada de ano inclusiva para que os nossos autistas possam participar (da festa) com suas famílias", finalizou.