Espírito Santo conquista 296 medalhas na Obmep 2024
Os estudantes conquistaram medalhas nacionais e estaduais, além de menções honrosas
Foram divulgados os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2024, na última sexta-feira (20), mostrando que o Espírito Santo alcançou o melhor resultado de sua história em todas as edições da competição.
No total, os estudantes capixabas conquistaram 296 medalhas nacionais, sendo: 23 de ouro, 68 de prata e 205 de bronze. Nas medalhas estaduais, os estudantes conquistaram 71 medalhas de ouro, 213 de prata e 640 de bronze, totalizando 924 medalhas. Além das medalhas, o estado recebeu 1.371 menções honrosas.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo mostra explosão causada por queda de avião em Gramado
Queda de avião em Gramado: Governador confirma que não há sobreviventes
Motorista envolvido em tragédia com 5 mortes vai responder por homicídio culposo
Esse resultado superou os números de medalhas conquistadas em 2023 e 2022, sendo 287 e 180, respectivamente.
Ligado a isso, a Secretaria de Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), iniciou o Programa Matemática em Rede, que oferece aprimoramento na área da matemática para os estudantes.
Esse aprimoramento é realizado por meio de projetos como Iniciação Científica de Matemática e a Monitoria de Matemática.
O que é a Obmep?
Criada no ano de 2005, a Obmep é um projeto nacional voltado a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas, e tem o objetivo de incentivar o estudo da Matemática e descobrir novos talentos.
A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e financiada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).