Serra realiza blitz contra caixas de som nas praias
Ação integrada fiscalizou som nas praias, orientou vendedores ambulantes e alertou sobre o período de defeso do caranguejo-uçá
Uma ação conjunta realizada no último domingo (29) nas praias de Bicanga, Carapebus, Jacaraípe e Manguinhos, no município da Serra, fiscalizou o uso de caixas de som, a atuação de vendedores ambulantes e promoveu orientações sobre o período de defeso do caranguejo-uçá.
A operação envolveu agentes de Fiscalização Ambiental, Posturas, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Durante a blitz, foram realizadas 22 abordagens e emitidas três notificações relacionadas ao uso de caixas de som. A legislação municipal proíbe o uso de equipamentos sonoros em veículos automotores e na faixa de areia das praias.
LEIA MAIS:
Réveillon em cidades do ES será com alerta para chuvas fortes
Capixaba supera Marta e é eleita a Rainha da América
O que fazer com prêmio de R$ 600 milhões da Mega da Virada?
As penalidades podem incluir multas de até R$ 1.000 e a apreensão do equipamento, independentemente do volume do som.
Apesar das notificações, a abordagem foi de caráter educativo, com foco no esclarecimento da população sobre as regras e os impactos do uso desses aparelhos.
Orientação aos ambulantes e proteção ambiental
Além da fiscalização sonora, a ação verificou a documentação e as práticas de higiene dos vendedores ambulantes que atuam nas praias. Também foi feita uma campanha educativa sobre a proibição da captura e venda do caranguejo-uçá durante o período de defeso, que começou nesta terça-feira (31) e se estende até 5 de janeiro de 2025.
Como denunciar irregularidades
Moradores e frequentadores das praias podem denunciar o uso de caixas de som e outras infrações pelo aplicativo Colab, disponível gratuitamente para dispositivos móveis.
A operação é parte dos esforços do município para manter a ordem e o respeito ao meio ambiente nas praias, garantindo um espaço mais tranquilo e seguro para todos.