Geral

Moradora de rua toma banho pelada em chafariz de Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha disse que uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social foi enviada nesta sexta-feira (2) ao local

Segundo testemunhas, o fato ocorreu na noite desta quinta-feira (1) por volta das 21h Foto: Reprodução Facebook

Moradores de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, se revoltaram após uma moradora de rua usar o chafariz da principal praça do bairro para tomar banho completamente nua. Segundo testemunhas, o fato ocorreu na noite desta quinta-feira (1) por volta das 21h.

Segundo o biólogo Marcos Gustavo Marujo, no momento em que a mulher tirou as roupas e decidiu se banhar no chafariz, haviam várias famílias no local. "Ela simplesmente arrancou toda a roupa do corpo e foi tomar banho ali. A praça sempre tem a presença de muitas crianças, famílias e clientes de comércios da região", afirma.

"Além da situação constrangedora, há um perigo muito grande para essa pessoa, pois há fios de energia dentro do chafariz. Já vi outros moradores de rua tomando banho lá, mas nunca completamente nús. Já presenciei também pessoas vomitando lá dentro, animais mortos... Agora até tem uma pessoa que faz limpeza semanal no local".

Marcos Marujo expôs o ocorrido em seu perfil no Facebook e disse que há um problema recorrente entre moradores e moradores de rua da região. "Há um excesso de moradores de rua no bairro. Não vemos ação da prefeitura com carros de abordagem. Principalmente durante a madrugada, não se vê efetivo da Guarda Municipal", fala Marujo.

A publicação dividiu opiniões na rede social. "Hipocrisia impera! Deixa a guria tomar banho, esse chafariz nunca foi tão útil", comentou um internauta. "É triste ver nosso bairro se deteriorando e ninguém das autoridades fazendo nada para mudar essa situação! Lastimável!", disse outra.

"O problema com moradores de rua é caso antigo na praça. Muitos deles cometem pequenos furtos, sujam a praça, fazem algazarra e ficam tomando bebidas alcoólicas. As vezes eles entram em conflito entre eles mesmos. Alguns até portam armas brancas. Os moradores já não aguentam mais. Enquanto os moradores de rua estiverem recebendo doações de igrejas e etc, eles vão continuar na 'maré mansa'", diz o biólogo.

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha disse que uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi enviada nesta sexta-feira (2) ao local. Ainda de acordo com a prefeitura, as pessoas em situação de rua serão cadastradas, orientadas e encaminhadas ao Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Divino Espírito Santo.

"Em visita realizada à unidade, nesta quinta-feira (01), o prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou a intensificação nos serviços de abordagem social em regiões onde há grandes concentrações de pessoas em situação de rua, como em Coqueiral de Itaparica. A Guarda Municipal participará da ação", disse a prefeitura, na nota.