Itapuã: compromisso com a melhor experiência para o cliente
A Itapuã Calçados é uma rede de varejo especializada em calçados e acessórios que há quase 65 anos tem a preferência e o reconhecimento dos clientes nas 40 cidades em que está presente. São mais de 55 unidades espalhadas pelos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Há 20 anos, a Itapuã é a marca mais lembrada das regiões em que atua, especialmente porque preza pelo bom atendimento e serviço de ponta. Seu objetivo é oferecer cada vez mais vantagens ao consumidor, com cartão de crédito próprio e programas de pontuação e premiação vantajosos.
Neste ano, a coleção de inverno da Itapuã está super alinhada às grandes tendências de moda mundial, e a coleção de verão já está sendo preparada para que também supere as expectativas dos clientes. A empresa está ainda em constante evolução no meio digital, para se aproximar de um novo público.
Saiba mais sobre a mais lembrada na categoria Loja de Calçados de Marcas Ícones nesta entrevista com a gerente de Marketing da Itapuã, Luiza Wagner.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Itapuã é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
A pandemia nos ensinou, definitivamente, que a transformação precisa ser agora. O que a empresa já vinha planejando foi acelerado com a pandemia e a transformação tem sido contínua desde então, tanto na forma de operar o negócio quanto na forma de comunicar o novo momento em que estamos.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
É o maior reconhecimento que podemos ter. Com o acesso a tanta informação que temos hoje, estar na lembrança do consumidor como a marca mais lembrada é um grande privilégio. Todo nosso esforço e trabalho são voltados para os nossos clientes, e esse reconhecimento nos mostra que continuamos no caminho certo.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Estamos presentes na vida dos capixabas, tanto com nossas lojas físicas, que são 21 só na Grande Vitória, quanto de forma on-line, por meio do nosso site e redes sociais. Buscamos um relacionamento próximo com nosso cliente e temos investido em coleções diferenciadas para atender aos desejos deles, principalmente alinhadas às tendências mundiais de moda.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Estamos conectados com as tendências de moda e produtos exclusivos, que o cliente só encontra em nossas lojas. Estamos impulsionando cada vez mais a transformação digital em nossa empresa, com melhorias em nosso e-commerce e novas formas de venda on-line e integração digital. E por meio do nosso cartão próprio, possibilitamos que nossos clientes tenham crédito para comprar em nossas lojas, o que os deixa ainda mais seguros de que somos a melhor loja para atendê-los.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Além de estarmos atentos às tendências de moda e entregarmos uma moda democrática aos nossos clientes, temos o grande foco na integração do físico com o digital. A multicanalidade e todo o avanço tecnológico são uma grande pauta na empresa para que possamos acompanhar a jornada de compra do nosso cliente, buscando sempre a melhor experiência possível para ele, seja em nossas lojas físicas, seja no on-line.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Atitude! É o compromisso com a melhor entrega possível que nos movimenta e tem transformado toda a nossa empresa.