ARTIGO | E sua marca, como está?

Por Didimo Effgen

Empresário e colunista de Mídia e Mercado do Folha Vitória 

Sempre tendemos a achar que está bem, com nossas equipes dando o melhor e com faturamento espelhando boa performance. Tá tudo bem, pelo menos parece.

E o seu consumidor, o que acha de sua marca? Como seu produto e marca estão sendo vistos e avaliados por ele? Afinal, é ele quem decide sobre comprar, dar boa nota e conceito de ótimo, bom, regular ou ruim e transformar em boa ou má a reputação de seu produto ou marca, mesmo você achando que está indo bem.

E aí entram em cena as pesquisas de mercado, que são uma ferramenta valiosa para empresas e marcas que desejam saber e entender o nível de conscientização e lembrança que os consumidores têm sobre sua marca, produto ou serviço em uma determinada região. Esse tipo de pesquisa ajuda a mensurar a primeira marca que vem à mente dos entrevistados quando questionados sobre um segmento ou categoria específica de produtos ou serviços.

Num cenário cada vez mais acirrado e competitivo, no qual o planejamento estratégico e as boas práticas de marketing e comunicação pedem ampla reflexão sobre os resultados e os índices obtidos nas pesquisas de campo, elas são fundamentais para a construção mais assertiva do planejamento de marketing e comunicação. São as pesquisas que nortearão os investimentos em estratégias, a fim de estabelecer a comunicação afinada para atingir o consumidor final e fornecer o melhor produto ou serviço para aquele público que foi identificado nas pesquisas.

A pesquisa é fundamental para orientar o plano estratégico de marketing e destacar o diferencial de uma marca, produto ou serviço em relação ao seu principal concorrente e conquistar a confiança do consumidor.

Empresas e produtos que investem em pesquisas regulares e têm estratégias eficazes de conscientização da marca têm uma significativa vantagem competitiva no mercado. Quando os consumidores reconhecem e confiam em uma marca, eles são mais propensos a fidelizar a compra de seus produtos ou serviços e até mesmo se tornarem defensores daquela marca.

Estamos fazendo referência à pesquisa feita pelo instituto capixaba Futura Inteligência, a partir de uma amostragem da população da Grande Vitória, de forma presencial nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Os questionários presenciais foram realizados em fevereiro, destacando 81 categorias, divididas em macrocategorias como Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Educação; Empreendedorismo; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.

O grande prêmio para uma marca, produto ou serviço é estar na lembrança e no coração do seu consumidor, na resposta imediata, sem pestanejar ou parar para pensar muito no que responder.

A pesquisa feita pela Futura Inteligência nos mostrou que algumas marcas que imaginávamos estar no inconsciente da população pesquisada precisam ser mais bem planejadas e ter uma comunicação mais assertiva e programática. Basta dar uma olhada com atenção: há marcas com percentuais altos de total desconhecimento do público respondente à pesquisa.

Aos empresários e profissionais de marketing e comunicação, fica o dever de casa de refletir e estudar os números, ver como podem melhorar a percepção de sua marca, produto ou segmento que recebeu baixos percentuais de lembrança dos pesquisados.

Afinal, ano que vem, teremos a 14ª edição da pesquisa Marcas Ícones, e sua marca, produto ou segmento precisa estar no pódio com o maior índice de lembrança na próxima pesquisa.

E até lá, o que será feito e como estará sua marca?