ARTIGO | Inovações, como a TV 3.0, trarão ainda mais qualidade para a TV Vitória e para a RECORD

Nova fase da televisão será implementada em 2025 e poderá impulsionar ainda mais a parceria bem-sucedida entre as emissoras. 

Por André Dias

Superintendente de Rede da RECORD

A parceria de sucesso entre a RECORD e TV Vitória atravessou grandes fases da televisão brasileira. São 26 anos entregando informações e conteúdos de qualidade, que prometem ficar ainda melhores.

Isso porque 2024 é o ano dos testes finais da TV 3.0! A nova tecnologia é um grande avanço para o segmento e vai tornar a experiência televisiva ainda mais personalizada em todo o país.

Quando a parceria entre as emissoras começou, em 1998, a televisão já tinha superado a fase analógica, com som monofônico, e exibia os programas em cores e com som estéreo.

Na época, eram duas horas e 30 minutos de programação local que chegavam a todo o Espírito Santo, de segunda a sexta-feira. Semanalmente, a TV Vitória já atingia a marca de 21 horas no ar.

Conforme as inovações foram chegando à televisão, o cenário foi se adaptando. A primeira grande mudança do século 21 foi a chegada da televisão digital terrestre, ou TV 2.0.

Mais do que avanços no sinal, a nova tecnologia trouxe ajustes para o áudio e o vídeo, além da interatividade. Assim, um conteúdo que já era de excelência chegou com mais qualidade às televisões.

A mudança para a resolução HD, com certeza, deu uma nova cara para a TV Vitória e para a RECORD. Mas não apenas isso. A emissora regional ganhou mais independência e passou a produzir matérias direcionadas e centralizadas às necessidades capixabas, com a produção do Balanço Geral ES e do Cidade Alerta ES, por exemplo.

Além disso, também conta com a produção própria dos realities Na Brasa, Chef de Família e Mais Doce.

Por isso, o resultado não poderia ser outro: a programação local cresceu mais de 200% de 1998 para cá. Atualmente, são quase oito horas de conteúdo regional, de segunda a sexta-feira. Na semana, são incríveis 44 horas e 45 minutos no ar, levando informação e entretenimento regional.

O principal fruto desse esforço é que a TV Vitória foi a emissora que mais cresceu em audiência no Espírito Santo no ano passado. Foram 7% de crescimento em audiência domiciliar e 9% em share, em comparação a 2022.

Agora, em 2024 e em 2025, um novo caminho está sendo traçado para o aperfeiçoamento da televisão: a versão 3.0. Essa nova fase promete mudar totalmente a experiência televisa e aproximar o telespectador da interface do streaming.

Algumas das mudanças da TV 3.0 serão: resolução de 4K, áudio imersivo, marketplace, integração de conteúdos transmitidos pela radiodifusão e pela internet, personalização de conteúdo e propaganda personalizada.

A TV vai trazer o que há de melhor no universo de streaming: riqueza de conteúdo, personalização e interação. O espectador terá a capacidade de influenciar, ainda mais, o desenrolar dos programas, com comentários e enquetes, por exemplo.

É claro que o Grupo RECORD está acompanhando essas mudanças, para trazer conteúdos excelentes e relevantes. Afinal, não se trata apenas de uma emissora, é uma grande rede empenhada em unir tecnologia e talento Brasil a fora.

Estamos presentes em mais de 150 países, ostentando o título de maior alcance mundial, com 90% de produções nacionais. A RECORD e a TV Vitória, assim como as demais 107 afiliadas, já fazem a diferença. Mas ainda é só o começo!