Buaiz Alimentos: uma empresa inovadora cheia de história e afetos
A Buaiz Alimentos começou 2022 apostando na inovação como estratégia para melhorar a produtividade e os resultados. A empresa está com projetos em parceria com o Senai Cimatec, de Salvador, referência nacional em tecnologia no desenvolvimento de produtos e processos, o que demonstra sua vontade e esforços na busca pelas melhores práticas. São dois projetos que serão implementados até o final do ano, com foco em paletização inteligente e na tecnologia para conservação de produtos.
Além disso, foi concluído neste ano um ciclo de investimentos de R$ 80 milhões em ampliação da capacidade de moagem de trigo, construção de uma fábrica de mistura para bolo, uma recepção de grãos, um novo centro de distribuição e inovações em processos. São investimentos que representam diferentes projetos que buscam ampliar a eficiência e a produtividade, com modernização de estruturas e em novas áreas para futuras expansões. Ainda para este ano, no centro de Vitória, na Planta 1, haverá uma nova área de envaze e um centro de operações. Está prevista também a construção de um amplo e moderno refeitório para os colaboradores.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Buaiz Alimentos foi certificada pelo Great Place to Work (GPTW) como uma empresa que tem excelente ambiente de trabalho. A recertificação é apenas uma etapa de um projeto mais amplo que busca avanços em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.
Com foco em produtos, a empresa de alimentos está planejando novas campanhas para as misturas Regina e o café Numero Um, além de novidades e lançamentos para o segundo semestre.
Saiba mais sobre a Buaiz Alimentos e a farinha de Trigo Regina, a mais lembrada na categoria Farinha de Trigo da pesquisa Marcas Ícones nesta entrevista com a diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Buaiz Alimentos é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Com 80 anos de atuação, a Buaiz Alimentos é uma empresa que transforma o agora aproveitando sua experiência de mercado e sua tradição para oferecer a seu consumidor e à sociedade a melhor experiência. Uma marca que transforma o agora é aquela que está presente no dia a dia do seu consumidor, fazendo a diferença, proporcionando bons momentos e também compartilhando história, conhecimentos e resultados. Sobre esse pilar, temos traçado nossa trajetória.
Levamos para a mesa das famílias capixabas produtos de qualidade e buscamos criar uma relação de afetividade, que vem sendo consolidada ao longo dos anos. Acreditamos que transformamos o agora quando percebemos que nossos produtos estão presentes em muitas receitas de família, unindo e atravessando gerações.
Ser uma marca que transforma o agora é ainda agir pautados na ética, na responsabilidade com nossos colaboradores, parceiros e clientes, com o ambiente ao nosso entorno e para além dele. É apostar na inovação, atuar para crescer e para compartilhar crescimento. Nossa empresa, por exemplo, atua em parceria com as comunidades e empreendedores locais, valorizando o que é da região e entendendo que seus produtos carregam essa essência e esses valores. Isso é transformar o agora.
O vínculo que temos com as famílias e com o estado é muito forte e isso contribuiu para que sejamos uma marca forte, com propósitos muito bem definidos.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Ter novamente a marca Regina como uma marca ícone e memorável para o consumidor demonstra que atributos como tradição, confiança, excelência e inovação são a receita do nosso sucesso. Ao escolher a marca Regina, o consumidor está optando por produtos pelos quais ele tem confiança, admiração e uma relação afetiva. Estamos na memória e atravessamos gerações justamente porque acompanhamos as mudanças de comportamento do consumidor e conseguimos desenvolver produtos adequados às novas demandas de mercado.
Estar na memória dos consumidores é fazer parte do dia a dia deles. Essa relação tem sido construída há muitos anos, com base no afeto e no respeito. Estamos presentes em momentos de alegria na casa de muitas famílias e isso proporciona que a nossa marca seja lembrada e reconhecida de forma positiva. Um almoço em família ou um encontro de amigos que tenha delícias produzidas com a farinha de trigo Regina, por exemplo, contribuiu para construir histórias e memórias afetivas, nos aproximando cada vez mais do nosso consumidor.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Considero que a lembrança é resultado de um trabalho contínuo com foco no crescimento e na incorporação de tecnologias ao processo de produção, além da renovação de embalagens e design, acompanhando tendências e novos hábitos de consumo. Isso permite que os produtos Regina estejam inseridos no dia a dia das famílias que buscam qualidade, mas também produtos diferentes, com novos sabores e novas propostas, nas prateleiras dos supermercados e das padarias.
São oito décadas de muito trabalho para entregar os melhores produtos para nossos clientes. A Buaiz Alimentos sempre colocou o seu consumidor como o centro de suas decisões e essa proximidade garante longevidade à marca, a partir de uma relação de confiança estabelecida.
Portanto, na minha avaliação, o que nos mantém em destaque em prêmios como Marcas Ícones é que carregamos em nosso DNA a tradição, sem perder de vista a inovação. Acreditamos que essa é a receita de sucesso para a empresa manter a liderança de mercado e a longevidade de nossos produtos.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
Reconhecemos como imprescindível adotar os pilares da tríade ESG para a sustentabilidade dos negócios. Cada vez mais, as empresas devem se comprometer com o meio ambiente, com a sociedade e com a comunidade em que estão inseridas.
Em 80 anos de história, temos evoluído na adoção de tecnologias e processos para tornar a nossa produção mais sustentável. Buscando reduzir o impacto do consumo de energia, já operamos com fontes de energias renováveis, no mercado de energia livre. O consumo de energia vinda de fontes limpas, como a solar, a eólica e a de biomassa, começou a ser adotado pela Buaiz Alimentos em 2013. Nosso objetivo é manter uma matriz energética sustentável. Mais do que reduzir o custo operacional, o uso da energia renovável tem ligação direta com a preservação do meio ambiente.
Nosso processo produtivo é marcado pelo baixo consumo de água. A água é utilizada apenas na umidificação da matéria-prima da moagem, sendo totalmente aproveitada durante a produção, sem necessidade de descarte. Os números demonstram isso: consumimos 390 metros cúbicos por mês de água, volume bem reduzido para um processo industrial. Trata-se de um consumo equivalente a um prédio residencial com menos 10 andares.
Ainda no processo industrial é importante ressaltar o compromisso que temos com o controle na emissão de particulados. Todo nosso processo produtivo conta com sistema de controle com filtros de manga, capazes de reter as partículas dentro dos processos pneumáticos que estão inseridos na produção e liberar o ar limpo de volta ao meio ambiente.
Na área social, somos parceiros de diferentes iniciativas, contribuindo em projetos de responsabilidade social e na doação de alimentos. Durante a pandemia, por exemplo, aderimos ao movimento Indústria do Bem, da Findes, e fizemos parceria com diversas instituições sociais, doando mais 20 toneladas de produtos para compor cestas básicas para famílias que moram em regiões com maior vulnerabilidade social. Temos um curso de culinária infantil, o Mestre Kukinha, que une diversão, socialização e solidariedade, já que a inscrição é feita com a doação de alimentos. Em seis anos, já foram doadas 3,5 toneladas de alimentos para instituições como Accaci, Obra Social Gabriel Delanne e Creche Pequeno Lar.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Autenticidade, transformação, inovação e credibilidade estão presentes em nosso dia a dia e são considerados atributos fundamentais da nossa longevidade como empresa. Nossa história de 80 anos é marcada por uma relação de respeito e credibilidade junto ao nosso consumidor. O fato de atravessarmos gerações e construirmos uma relação afetiva com as famílias demonstra como nossa marca tem credibilidade e autenticidade.
A transformação e a inovação também estão presentes em nosso DNA, e o consumidor percebe isso com os inúmeros investimentos que fizemos ao longo do tempo. Temos investido muito em inovação – seja de embalagens, de comunicação e de produtos – alinhada às novas tendências de mercado, renovando o portfólio de produtos e ficando cada vez mais próximo dos desejos dos nossos consumidores.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Nossa pauta empresarial passa por questões relacionadas à inovação, à indústria 4.0, às ações internas para gestão e valorização das pessoas que fazem parte da nossa empresa e à pauta econômica e social do nosso estado. Uma marca ícone deve ter responsabilidade com colaboradores, parceiros e clientes, atuando para crescer e compartilhar resultados com a sociedade. Quando nosso propósito passa pela valorização das pessoas entendemos que somos reconhecidos como uma marca ícone. O vínculo que temos com as famílias e com o estado é muito forte, e isso contribuiu para a valorização e o reconhecimento da nossa marca.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Amor.