Carone: política de inclusão premiada e multiplicada dentro da empresa
O Grupo Carone conta com o total de 17 lojas, com duas bandeiras, Supermercados Carone e Superatacado Sempre Tem, nos estados de Espirito Santo e Bahia, além de um centro de distribuição e uma matriz administrativa e de RH.
Em 2023, a empresa vai inaugurar mais uma unidade da bandeira Sempre Tem no estado, construir um novo centro de distribuição e desenhar o projeto de expansão das bandeiras Carone e Sempre Tem para o estado do Rio de Janeiro.
“A marca Carone é resultado da dedicação e empenho dos profissionais que fazem a empresa se destacar no nosso segmento. Esse reconhecimento por parte do consumidor é extremamente importante, uma vez que ele reforça que estamos na direção correta. O Carone acredita que esse é um prêmio conquistado por todos os nossos colaboradores que são os responsáveis por proporcionar uma excelente experiência em nossas lojas”, celebra o diretor comercial da empresa, Sergio Carone.
Conheça melhor a empresa mais lembrada na categoria Supermercado da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.
Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?
Acreditamos que somos fruto do resultado entregue por uma excelente equipe, portanto os melhores atributos que temos são nossos colaboradores. Por isso temos nos dedicado a investir cada vez mais em nossa equipe e criar oportunidades para que todos possam crescer junto com a empresa.
Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?
Essa constância da percepção do cliente se deve à perenidade do trabalho executado por nossos colaboradores, que, ao longo destes anos, têm se atualizado junto com a empresa e nos mantendo nessa posição de destaque.
O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?
Nos últimos anos o Grupo Carone tem investido maciçamente em diversos programas de inclusão social, oferecendo oportunidades igualitárias a todos, sejam pessoas com deficiência (PCDs), melhor idade, mulheres em cargos de gestão, negros, LGBTQIA+ e demais profissionais que, infelizmente ainda carregam consigo os preconceitos estabelecidos historicamente pela sociedade.
Não somente fazemos a inclusão por atendimento a cotas, por exemplo, mas preparamos nosso time de gestão e colaboradores para uma verdadeira inclusão, respeitando e valorizando as diferenças. Nosso investimento tem sido tão alto que recebemos uma premiação do Prêmio Ser Humano de 2021 pela ABRH-ES e desejamos multiplicar essa premiação, oferecendo visibilidade e reconhecimento social para todos os profissionais.
Somos todos diferentes e isso é essencial para a sobrevivência de qualquer corporação. Nossas diferenças devem nos completar, e não nos separarmos por questões sociais. Acreditamos que estamos no caminho certo junto aos nossos clientes, reforçando nossa honestidade, transparência e respeito nessa relação.
Continuaremos no desfio diário de vivenciar a nossa missão, que é ‘Transformar a compra num momento de prazer e satisfação, oferecendo a todos os clientes, produtos que atendam e melhorem sua qualidade de vida, por meio de profissionais preparados e motivados em propiciar um excelente atendimento’.
A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro de Carone? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado?
Somos uma empresa familiar, genuinamente capixaba e sempre buscamos superar a expectativa de nossos consumidores com uma experiência de compras mais ágil, interativa e prazerosa. Nossa família teve a oportunidade de criar vínculo e conhecer a história de muitos clientes e as gerações de suas famílias.
É esse sentimento que move nossas estratégias e nos direciona a buscarmos sempre o melhor no mercado, além da preocupação no desenvolvimento de nossos colaboradores com uma programação de qualificação profissional, programas de incentivos e o reconhecimento dos que se destacam em suas atividades por meio da nossa política de recrutamento interno.