Carone: vínculo com as pessoas
Muito bem posicionado no cenário nacional, o Grupo Carone conta com 15 lojas, com duas bandeiras – Supermercados Carone e Superatacado Sempre Tem –, muito bem estruturadas no estado do Espirito Santo e Bahia, além de um robusto Centro de Distribuição e uma matriz administrativa e RH.
Todos os esforços de expansão para os próximos anos estão voltados para a bandeira Sempre Tem. No ano de 2022, haverá a inauguração de mais duas unidades na Grande Vitória. Em 2023, serão mais três lojas no estado, além de um projeto de expansão da rede para o Rio de Janeiro.
Conheça mais o supermercado mais lembrado em Marcas Ícones nesta entrevista com o diretor do Grupo Carone, Sergio Carone.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. O Carone é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Sim. Estamos muito atentos às movimentações de mercado, num cenário globalizado com o desenvolvimento de tecnologias e meios de comunicação frequentemente estimulados, levando-os à propagação da informação de maneira assertiva e instantânea. Vale ressaltar que os anos 2020 e 2021, marcados pela pandemia, aceleraram a adoção de novos hábitos de compra e consumo, estimulando o surgimento de tecnologias.
A pandemia trouxe, mundialmente falando, vertentes de muita dor por perdas de vidas, por abalos emocionais, movimentando a humanidade rumo a relações mais empáticas, mais acolhedoras, de mais autocuidado, respeito etc. Sem dúvidas, podemos afirmar que, em todas as dores, teremos a possibilidade de perceber os lados positivos e, hoje, reconhecemos que a pandemia nos forçou a repensar nossos papéis a partir de uma combinação de criatividade e coragem para nos reinventar enquanto corporativismo humanitário. Somos feitos de gente!
Reinventamos nossas rotinas, adaptamos nossa operação, adequamos as nossas 15 unidades de vendas, treinamos e preparamos todos os nossos mais de 4 mil colaboradores para esse novo cenário. E, principalmente, ampliamos novos canais de vendas, como o e-commerce, o atendimento on-line via WhatsApp, dentre outros, para seguirmos adiante.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Esse reconhecimento por parte do consumidor é extremamente importante para o Grupo Carone, uma vez que reforça a percepção do cliente no posicionamento estratégico diferenciado da organização, que apostou na capacidade de diferenciar seus produtos ou serviços, criando algo singular no mercado, focando seus investimentos na imagem da empresa, canais de distribuição, capacitação de seus colaboradores, pesquisa de mercado.
O Carone acredita que a compreensão do consumidor, sua percepção e a avaliação que ele faz dos produtos e serviços oferecidos pelo grupo são, realmente, um dos elementos essenciais para uma formulação estratégica.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Somos uma empresa familiar, genuinamente capixaba e sempre buscamos superar a expectativa de nossos consumidores com uma experiência de compras mais ágil, interativa e prazerosa. Nossa família sempre teve a oportunidade de criar vínculo e conhecer a história de muitos clientes e as gerações de suas famílias.
É esse sentimento que move nossas estratégias e nos direciona a buscar sempre o melhor no mercado, além da preocupação no desenvolvimento de nossos colaboradores com uma programação de qualificação profissional, programas de incentivos e o reconhecimento dos que se destacam em suas atividades por meio da nossa política de recrutamento interno.
Esse investimento constante em nosso time, associado à melhoria de nossas lojas, produtos e serviços é o mínimo que podemos fazer para agradecer nossos clientes pela confiança nesses mais de 40 anos fazendo parte de suas famílias.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
A importância dada a esse exercício de consciência cidadã está sendo atribuída e incorporada pelas organizações, que acreditam e desejam um futuro melhor. Os pilares definem a sustentabilidade dos negócios nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Atualmente, com um cenário desafiador e volátil, temos trazido a comunicação como uma força motriz no direcionamento da sustentabilidade, criando discussões, debates, questionamentos, novas ideias, novas propostas, dentro e fora do ambiente organizacional. E sempre com um olhar apurado que contemple as facetas econômica, social e ambiental.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
O “agora” é vivenciado no dia a dia do Grupo Carone. Para todos os colaboradores, o foco é sempre tornar a experiência de compra do cliente a mais prazerosa possível e, para isso, pensamos diariamente nas oportunidades de melhoria contínua. Garantir os mínimos detalhes faz toda a diferença, assim como nos relacionarmos com respeito e acolhimento, oferecendo produtos variados de alta qualidade, além de nos atualizarmos constantemente com as inovações tecnológicas. A credibilidade no processo de interação entre consumidor e organização se faz com o tempo, e com mais de 40 anos fazendo parte da vida dos capixabas, não esperamos menos que confiança.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Nos últimos quatro anos, o Grupo Carone tem investido maciçamente em diversos programas de inclusão social, oferecendo oportunidades igualitárias a todos, sejam pessoas com deficiência (PCDs), melhor idade, mulheres em cargos de gestão, negros, LGBTQIA+ e demais profissionais que, infelizmente, ainda carregam consigo os preconceitos estabelecidos historicamente pela sociedade. Não somente fazemos a inclusão por atendimento a cotas, por exemplo, mas preparamos nosso time de gestão e colaboradores para uma verdadeira inclusão, respeitando e valorizando as diferenças. Nosso investimento tem sido tão alto que recebemos uma premiação do Prêmio Ser Humano de 2021 pela ABRH-ES e desejamos multiplicar essa premiação, oferecendo visibilidade e reconhecimento social para todos os profissionais. Somos todos diferentes, e isso é essencial para a sobrevivência de qualquer corporação. Nossas diferenças devem nos completar e não nos separar por questões sociais.
Acreditamos que estamos no caminho certo junto aos nossos clientes, reforçando nossa honestidade, transparência e respeito nessa relação. E continuaremos no desfio diário de vivenciar a nossa missão: “transformar a compra num momento de prazer e satisfação, oferecendo a todos os clientes produtos que atendam e melhorem sua qualidade de vida, por meio de profissionais preparados e motivados em propiciar um excelente atendimento”.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Pessoas.