Como aumentar sua receita no digital por meio de uma AdTech?
Em outubro de 2021, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) lançou o relatório digital AdSpend 2020/2021 com um panorama detalhado do cenário de investimento em publicidade digital e das tendências para o futuro.
Separei os cinco principais pontos desse relatório, que mostra que, diante de um cenário global de pandemia, o processo de transformação digital acelerou bastante. E já adianto: o investimento em publicidade digital atingiu um patamar histórico: foram mais de R$ 23 bilhões no ano.
- Para começar: alguns dados sobre o comportamento digital dos usuários
Para entendermos por que os investimentos em publicidade digital vêm crescendo tanto, precisamos olhar para o comportamento dos usuários: 56% das pessoas afirmaram que a pandemia ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia.
Além disso, a pesquisa trouxe um dado que mostra como o público das mídias digitais aumentou: 27% das pessoas fizeram uma chamada de vídeo com amigos pela primeira vez durante a pandemia.
Ou seja, o perfil dos consumidores de tecnologia mudou: além dos usuários que já incluíam a tecnologia nas suas atividades cotidianas, agora o mercado digital também conta com novos usuários que antes não faziam tanto uso. Como reflexo disso, o investimento em publicidade digital respondeu à altura!
Mesmo em um ano de grave crise sanitária devido à pandemia do coronavírus (2020/2021), o investimento do mercado em publicidade digital aumentou quase 50% em relação a 2018. Em 2018, o IAB reportou um investimento de R$ 16 bilhões em publicidade digital e, em 2020, esse investimento subiu para R$ 23,7 bilhões.
No primeiro semestre de 2020, o investimento sofreu uma retração principalmente pelos impactos das quarentenas e pelo sentimento geral de insegurança com a pandemia. Mas já no início do segundo semestre de 2020, esse mercado voltou a aquecer e se manteve crescendo até o final do ano, impulsionado pelas festas de fim de ano e pela Black Friday.
Além disso, 50% desses setores econômicos tiveram o meio digital como o principal destino da verba em publicidade em 2020.
- O número de anunciantes no digital continua crescendo
Outro dado muito importante é em relação ao número de players que atuam no mundo digital: comparando os dois primeiros semestres de 2020 e 2021, o número de anunciantes no digital cresceu 57%.
Para os publishers, a notícia é ótima, mostrando que existe um número crescente de marcas que estão disputando espaços publicitários digitais. No período em questão, os setores que mais tiveram um aumento no número de anunciantes foram imobiliário (+ 139%), eletroeletrônicos (+ 117%) e de serviços (+ 111%).
- Dispositivos e formatos: para onde foi direcionado o Ad Spend?
Outro número impactante do relatório diz respeito aos dispositivos e formatos para os quais foram direcionados os investimentos em publicidade digital em 2020. Entre os dispositivos, 75% do Ad Spend digital foram para dispositivos móveis. Por isso, reforçamos a importância dos sites responsivos. Já entre os formatos preferidos, destacam-se o banner e o vídeo, com 37% e 26% respectivamente.
- Quais são as expectativas de crescimento para 2022?
As expectativas de agências e anunciantes para os investimentos em publicidade digital são surpreendentes: 79% da base de respondentes do IAB dizem que a previsão será de aumento dos investimentos em publicidade digital ao final deste ano. Destes, 66% apontaram que a previsão é de um aumento entre 11% e 30% em relação ao ano anterior.
- A preferência pelas transações de mídia automatizadas
Até aqui, já deu pra perceber que a publicidade digital vem em uma crescente de investimentos. Mas, para além desse dado, a pesquisa do IAB também abordou um tema muito importante: a automatização das transações de mídia.
Ao final do ano de 2020 e início de 2021, os dados indicaram que 90% das transações de mídia digital foram feitas de maneira automatizada, em plataformas self-service ou de mídia programática (direta e RTB).
Mas por que a preferência pelas tecnologias automatizadas na publicidade digital? Os motivos são os seguintes:
- Segmentação em tempo real orientada por dados;
- Facilidade de integração de dados nas plataformas;
- Integração de dados com as segmentações de mídia;
- Enriquecimento de dados proprietários com fontes externas.
Ou seja, a automatização dos processos de compra e venda de anúncios mostrou seus resultados assertivos para o anunciante e para o publisher.
Artigo de Riadis Dornelles, COO Premium Ads