Estácio: formando agentes de mudança por meio da educação

A Estácio é uma instituição de ensino que está há mais de 50 anos no mercado de educação. No Espírito Santo, chegou em Vitória e Vila Velha em agosto de 2000, e seu ensino digital teve início em 2009. Sua primeira turma foi formada por 249 alunos e de lá para cá esse número foi multiplicado de forma grandiosa.

“Hoje estamos presentes de norte a sul do estado com nossos polos de ensino digital. Temos mais de 150 opções de cursos de graduação e pós-graduação disponíveis, além de sermos reconhecidos em todo Brasil pela nossa qualidade, tecnologia e inovação”, destaca o diretor da Estácio no Espírito Santo, Anderson Paulo da Cruz.

 

 

Este é o 10º ano de Marcas Ícones, o oitavo em que a categoria Ensino a Distância é pesquisada e o sétimo que a Estácio vence, aparecendo também em primeiro lugar em Pós-graduação. O que essa lembrança representa para a empresa?

APC: Estar entre as marcas mais lembradas pelos capixabas, tanto em Ensino a Distância quanto em Pós-graduação, nos dá a certeza de que o nosso trabalho está sendo feito da forma correta. Ser uma marca ícone é ser uma referência em qualidade e excelência. É muito gratificante saber que alunos, familiares e a comunidade nos acolheram e nos reconhecem como uma marca de sucesso.

 

O que faz as pessoas se lembrarem da Estácio no segmento Ensino a Distância e Pós-graduação?

Acredito que essa pergunta nos leva a várias respostas. Temos uma presença forte no Espírito Santo desde 2000, quando a marca chegou ao estado. Ao longo destes mais de 20 anos, formamos milhares de alunos que hoje estão no mercado, satisfeitos com a formação. Devemos parte desse reconhecimento a eles e também aos novos alunos. Além disso, temos uma marca reconhecida nacionalmente como sinônimo de qualidade e inovação no mercado brasileiro de educação. A Estácio está há mais de 50 anos no mercado acadêmico e é considerada uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil. É uma faculdade que atua com o objetivo de ensinar os alunos a se tornarem agentes de mudança por meio da educação. Acredito que esses fatores somados fazem a Estácio estar sempre entre as mais lembradas.

 

O que a Estácio faz para ser constante na memória do consumidor?

Temos uma crença no nosso DNA, que é o de educar para transformar. A Estácio se importa com essa transformação dos alunos e na realização dos seus sonhos. A faculdade também está presente junto às comunidades, eventos e atividades diversificados, sejam com os acadêmicos ou com o time comercial, o que faz da instituição uma marca presente na vida dos capixabas e, consequentemente, nas suas memórias.

 

Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?

Neste último ano, mais especificamente, todos tivemos muitos desafios. Nossa geração nunca vivenciou uma pandemia, mas a Estácio se mostrou ainda mais forte. Os alunos foram atendidos de forma muito rápida e inovadora e, com as iniciativas adotadas pela Estácio, os estudos não foram prejudicados. Mesmo antes da crise, a Estácio já disponibilizava o seguro educacional para todos os alunos com objetivo de auxiliar o pagamento das mensalidades em caso de perda de emprego. A plataforma de estudo da Estácio também sempre foi consolidada e robusta, então, podemos dizer que passamos por essa crise e estamos saindo ainda mais fortes.

O período de pandemia ainda está sendo vivenciado por todos nós, e isso, é claro, mudou a relação de convívio de todas as pessoas. A Estácio sempre lidou muito rápido com todas as circunstâncias geradas por essa crise, e nosso tamanho e robustez ajudou muito nesse processo. Aprendemos muito com esse período, desenvolvemos habilidades que não eram tão fortes e nos moldamos da melhor forma possível a esse período, sempre pensando no melhor para os nossos alunos e colaboradores. Acreditamos que agora, com o aumento do número de vacinados, estaremos ainda mais fortes no mercado. Acreditamos no crescimento do número de alunos e no retorno de todas as atividades.

 

O que é ser uma marca memorável para a Estácio? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?

Para se tornar uma marca memorável, além de muito trabalho de todos os profissionais no dia a dia, que se dedicam para sempre entregar o melhor ensino para os alunos, acreditamos que as crenças e valores da empresa devem direcionar constantemente o trabalho. A missão e a visão institucionais da Estácio são realmente colocadas em prática, e o resultado final da soma de tudo isso é entender a importância da realização do sonho de cada aluno em ter o seu curso superior. Todos nós, na Estácio, trabalhamos para realizar o sonho de cada aluno e entender a importância que esse sonho tem na vida de cada indivíduo que passa pela faculdade.

 

Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?

Nossa equipe comercial entende claramente a importância da presença da marca no dia a dia das pessoas, por isso estamos sempre presentes na mídia, nos mais variados formatos e sempre buscando informações para aperfeiçoar nossas estratégias. Buscamos criar um relacionamento cada vez mais próximo ao nosso público. Nossa parceria forte com a Rede Vitória é exemplo claro disso. Somos sempre atuantes em todos os seus veículos de comunicação para atingirmos o maior número possível de pessoas com as nossas mensagens. Além disso, temos sempre grandes ícones da comunicação e da mídia geral em parceria conosco. São vários os exemplos, como os três mais recentes, o Pedro Bial, a Juliette e agora o Galvão Bueno, dentre outras inúmeras personalidades que já vincularam suas imagens a nossa marca.

 

Como a Estácio está hoje? Qual o panorama geral da empresa?

Hoje a Estácio vem apresentando para o mercado excelentes resultados e crescimento. Somos mais de 800 mil alunos no Brasil e temos muitos investimentos em todas as áreas. Nossa infraestrutura está pronta para atender nossos alunos. Investimos em laboratórios, tecnologia e inovação e estamos a cada dia mais preparados para entregarmos resultados ainda melhores.

 

E quais são as expectativas para o segundo semestre de 2021 e 2022? O que vem pela frente?

Muitas novidades estão vindo por aí. Nosso segundo semestre já mostra uma retomada de crescimento e aumento da procura de novos estudantes. Estamos com vários cursos novos que serão lançados em 2021 e 2022, além de novos polos espalhados por todo o estado, para atendermos os capixabas de norte a sul do Espírito Santo.